domingo, 7 de dezembro de 2025

Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo, FSP

 Roberto Samora

São Paulo | Reuters

A A.P. Moller-Maersk, líder em transporte marítimo de contêineres no mundo, afirmou nesta sexta-feira (5) que os testes iniciais para o uso de etanol em mistura de combustíveis de navios foram bem-sucedidos, anunciando a expansão das avaliações para uma mescla de 50%.

A companhia dinamarquesa vê no etanol uma opção para diversificar seu portfólio de caminhos possíveis para a descarbonização nos mares. O transporte marítimo responde, sozinho, por cerca de 3% de todas as emissões de gases do efeito estufa do planeta.

Navio de cruzeiro grande navegando em canal estreito com fumaça saindo da chaminé. Ao fundo, navio cargueiro vermelho se aproxima. Margens do canal com terreno arenoso e céu parcialmente nublado.
Navio cargueiro passa pelo Canal de Suez, no Egito - Ahmed Gomaa/Xinhua

De outro lado, o eventual uso de etanol no transporte marítimo pode abrir um mercado enorme para o produto. Em outubro, ao divulgar os primeiros testes com mistura de 10% de etanol em combustível marítimo, a Maersk reuniu vários executivos das maiores fabricantes do biocombustível no Brasil, o segundo maior produtor mundial após os Estados Unidos.

"Na Maersk, acreditamos que múltiplos caminhos de combustível são essenciais para que a indústria marítima atinja suas metas climáticas. Isso significa explorar conscientemente diferentes opções e tecnologias", afirmou Emma Mazhari, head de Mercados de Energia da Maersk.

A empresa, que representa 15% do mercado mundial de transporte marítimo, busca emissões líquidas zero até 2040, alcançando um equilíbrio entre a quantidade de gases do efeito estufa emitida e o volume removido da atmosfera.

O teste inicial foi realizado em outubro e novembro, envolvendo uma mistura de 10% etanol e 90% e-metanol, confirmando que a mescla pode ser utilizada com segurança e eficácia, declarou a companhia.

Com base nos resultados obtidos, a empresa agora realiza uma nova etapa, com uma mistura de 50% etanol e 50% metanol a bordo do Laura Maersk, o primeiro navio porta-contêineres bicombustível do mundo operando com metanol.

Além do próximo teste com E50, a Maersk planeja realizar um teste usando 100% etanol.

"O etanol tem um histórico comprovado, com mercado estabelecido e infraestrutura existente, oferecendo um caminho adicional para a descarbonização. Ao aumentar gradualmente o teor de etanol, obtemos insights valiosos sobre desempenho do motor e impactos na combustão...", comentou Mazhari.

Em 2021, a companhia encomendou embarcações com capacidade bicombustível. A empresa prevê que, até 2025, 19 navios do tipo estejam operando em sua frota.

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