quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Não é só mais a Globo que quer liderar o noticiário brasileiro, The News

 

Não é só mais a Globo que quer liderar o noticiário brasileiro

(Imagem: TV Globo)

Depois de anos dominado pelos mesmos nomes, especialmente pelo Grupo Globo, o mercado de mídia brasileiro está ganhando novos “barões do jornalismo”.

Um dos que querem puxar a fila dessa virada é o SBT News, que estreia como canal 24h de notícias na próxima semana e contará com a presença de Lula, Tarcísio, Hugo Motta, Rubens Menin e até executivos da Globo no evento de lançamento.

A relevância: Além de ser a primeira grande iniciativa do grupo desde a morte de Silvio Santos, o movimento contrasta com o caminho traçado pelo próprio Silvio, que sempre deixou o jornalismo em segundo plano.

A missão agora é se tornar uma operação multiplataforma, presente na TV paga, YouTube e streaming. Embora não possua uma grade focada nisso, o canal do SBT News já conta com mais inscritos (7,6M) do que o da CNN (6,4M)

Mas ele não está sozinho nessa disputa

A TMC, comandada por João Camargo (ex-CEO da CNN), investiu R$ 120 milhões para assumir a rede Transamérica e montar redações-estúdio nas principais capitais do país. A estratégia é ocupar território e disputar relevância diretamente com a CNN Brasil e Jovem Pan News.

Quem também joga pesado é o Metrópoles, fundado pelo ex-senador Luiz Estevão, que deixou de ser veículo regional para virar potência nacional. Para se ter ideia, eles já contam com mais jornalistas do que a redação do G1.

O que está por trás desses movimentos?

O jornalismo voltou a ser ativo estratégico. Num país cada vez mais polarizado, informação é poder. Quanto mais você consegue prender a atenção das pessoas, mais você as influencia. No fim, um novo mapa da mídia está sendo desenhado — e ninguém quer ficar fora dessa mesa.

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