sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Aluguel está se tornando o vilão da renda do brasileiro, The News

 

O preço médio da locação residencial subiu 8,70% de janeiro a novembro deste ano no Brasil — mais que o dobro da inflação e bem acima da valorização dos imóveis à venda (6,22%).

A razão para um aumento tão discrepante pode ser resumido em duas partes:

  • Financiamento imobiliário virou um problema. Com juros altos e crédito escasso, comprar um imóvel virou missão quase impossível para boa parte da população — que se vê obrigada a morar de aluguel.

  • Mercado de trabalho aquecido. Mais gente empregada significa maior capacidade de absorver reajustes, o que abre mais espaço para proprietários realizarem aumentos.

O problema é que a conta está ficando salgada demais. Em média, o brasileiro gasta 1/4 do que ganha somente para arcar com o aluguel. Já nas famílias de baixa renda, esse número chega a quase 50%.

Isso se agrava ainda mais quando percebemos que 23% das casas do país (17,8 milhões) são alugadas, valor que saltou 45% desde 2016.

Takeaway: Pense que quanto mais as pessoas gastam da sua renda com moradia, menos sobra para elas consumirem — sem falar em possíveis dívidas para arcar com o compromisso.

Nenhum comentário: