quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Mônica Bergamo - Fenaj e sindicatos condenam chegada de Datena à EBC, FSP

 A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos dos jornalistas do Distrito Federal, do município do Rio de Janeiro e de São Paulo vão divulgar uma nota de repúdio contra a contratação de José Luiz Datena como apresentador da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), ligada ao governo federal.

Como mostrou a coluna, Datena comandará um talk show semanal na emissora e terá também um programa diário na Rádio Nacional, que faz parte do conglomerado de veículos da empresa.

O presidente Lula e Datena - Ricardo Stuckert/Divulgação

Na nota, as entidades afirmam que, em sua trajetória, o apresentador "consolidou um tipo de jornalismo marcado pelo desrespeito sistemático aos direitos humanos e pelo proselitismo político —práticas vedadas pela legislação que rege a comunicação pública e que criou a EBC."

O convite a Datena foi endossado pelo próprio Lula (PT), que o recebeu na segunda (1º) no Palácio do Planalto. Os dois são amigos há várias décadas.

Para a Fenaj e os sindicatos, a contratação do apresentador demonstra a "ausência de um projeto consistente para a comunicação pública federal".

As entidades afirmam que denunciam o desmonte na EBC desde 2016. "No governo Bolsonaro, enfrentamos tentativas de privatização e censura." Dizem também que, após três anos de gestão Lula, pouco se avançou na valorização profissional e reestruturação da empresa.

À coluna, Datena disse que o fato de a EBC ser vinculada ao governo não impede que ele mantenha a autonomia que sempre teve em todas as empresas que trabalhou. "Eu sempre fui independente. E inclusive enfrentei problemas por causa disso. Não iriam agora me convidar para ser tendencioso. O meu papel será sempre o de jornalista, e todos sabem disso", afirmou.

A ideia é que o seu programa semanal tenha convidados de alto nível para falar sobre os mais variados temas —entre eles, segurança, área em que atua como jornalista há muitos anos. A atração estreia em janeiro.

com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO

Nenhum comentário: