quarta-feira, 5 de novembro de 2025

'Vale Tudo': Taís Araujo denunciou Manuela Dias ao compliance da Globo após discussão ,FSP

 Gabriel Vaquer

Aracaju

"Vale Tudo" chegou ao fim há duas semanas, mas os desdobramentos da novela ainda ecoam nos bastidores da GloboTaís Araujo denunciou a autora Manuela Dias ao compliance da emissora. A queixa aconteceu após uma discussão entre as duas sobre como Raquel, protagonista da história, estava sendo desenvolvida.

Procuradas, Taís Araujo e a Globo não quiseram se manifestar. Manuela Dias não respondeu aos contatos feitos pela coluna. A reportagem apurou que a queixa de Taís ainda está sob investigação do setor responsável.

A celeuma começou em agosto, quando Taís procurou a autora para falar sobre sua personagem. A atriz alegou que Raquel era mais uma negra protagonista escrita para sofrer em demasia e que não estava contente com os rumos.

Taís também relatou que estava sendo pressionada por entidades do movimento negro de que faz parte. Integrantes teriam relatado a ela que se sentiam decepcionados pela forma como Raquel era retratada no folhetim.

Manuela Dias discordou, e as duas tiveram uma forte discussão de cunho profissional. Taís, no entanto, decidiu levar o relato para o compliance da Globo, com o intuito de ajudar a empresa a discutir a forma como ela retrata pessoas negras em novelas.

Houve também uma reclamação sobre como Raquel perdeu espaço no folhetim. Como a coluna mostrou em setembro, a mocinha de "Vale Tudo" aparecia em poucas cenas. Boa parte delas eram em ações de merchandising.

O fato ocorreu antes da entrevista dada à revista Quem, em agosto, quando Taís tornou pública sua insatisfação com os rumos da personagem. Chateada com a fala, Manuela Dias também entrou com queixa contra Taís no compliance da Globo, com a alegação de quebra do código ético da empresa.

Manuela ficou incomodada especialmente por Taís ter levantado a questão racial. A autora tem presença ativa no movimento negro, tendo escrito o filme "Malês", lançado no último mês de outubro nos cinemas, e que conta a história da Revolta dos Malês, considerada a maior revolta de escravizados da história do Brasil, ocorrida na Bahia em 1835.

Desde a discussão, Taís e Manuela não se falam. A pessoas próximas à atriz diz que não tem nada pessoal contra a autora. Seu objetivo é mudar a cultura dentro da empresa sobre como o negro é retratado nos seus folhetins.

Após o fim de "Vale Tudo", alguns atores mostraram descontentamento com a história. Luís Melo, o Bartolomeu, admitiu em uma entrevista que "esperava mais" da produção. A trama teve audiência satisfatória para a emissora e foi a novela de maior faturamento da história da Globo.

Nenhum comentário: