terça-feira, 11 de novembro de 2025

Sou defensor do Bolsa Família, mas programa cresceu demais, diz Esteves, FSP

 Júlia Moura

São Paulo

André Esteves, fundador e presidente do conselho de administração do BTG Pactual, diz considerar o Bolsa Família um importante programa social, mas que seu atual tamanho é desproporcional em relação à economia brasileira.

"Sou um defensor do Bolsa Família desde a concepção do programa. É importantíssimo, mas cresceu demais, ficou maior que França, Noruega e Suécia, incompatível com a falta de mão de obra [no mercado de trabalho brasileiro]. É necessário fazer ajustes", afirmou o banqueiro durante evento do Milken Institute, nesta segunda-feira (10).

Homem de terno azul escuro e camisa clara segura microfone e gesticula com a mão direita durante fala em evento. Fundo azul com elementos gráficos desfocados.
André Esteves participa de seminário em São Paulo - Eduardo Knapp - 25.ago.2025/Folhapress

Esteves disse ser necessário um ajuste fiscal de cerca de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) para que os juros fiquem em um dígito no país.

"O Banco Central segue um roteiro, é quase um agente de inteligência artificial. Não tem muito voluntarismo, é uma modelagem", afirmou Esteves.

"O juro está alto demais. O Brasil não merecia 15%, mas a taxa vai começar a cair em janeiro. Mais importante é quanto vai cair e isso depende da política fiscal do próximo governo. O ideal é que fiscal e monetário estejam mais alinhados. Precisamos de 2% do PIB de ajuste fiscal e não vejo dificuldade em fazer isso, estamos com gastos altíssimos", complementou.

Nenhum comentário: