quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Concessionária de Guarulhos arremata 12 aeroportos em leilão do governo; Fraport leva terminal no CE, FSp

 

São Paulo

A GRU Airport, concessionária do aeroporto internacional de Guarulhos, arrematou 12 dos 19 aeroportos ofertados pelo governo federal em leilão realizado na B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo) nesta quinta-feira (27). A empresa levou os terminais de Serra Talhada (PE), Cacoal (RO), São Raimundo Nonato (PI), Vilhena (RO), Araguaína (TO), Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), Araripina (PE), Porto Alegre do Norte (MT), Aracati (CE), Guaranhuns (PE) e Barreirinhas (MA).

Para o certame, o Ministério de Portos e Aeroportos adotou o critério de maior desconto sobre os parâmetros anuais calculados —receita, Capex (investimentos em obras) e Opex (custos de operação)—, para cada aeroporto. Para todos os 12 terminais, a GRU Airport não ofereceu nenhum deságio, mas, como não teve concorrente, arrematou as concessões.

Homem de terno escuro e gravata azul fala em púlpito de madeira com martelo de leilão à frente. Dois microfones estão posicionados próximos ao rosto dele.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho durante leilão na B3 em setembro - Rafaela - 5.set.25/Folhapress

O aeroporto de Jericoacoara (CE) foi o único a receber mais de uma proposta. A Fraport Brasil arrematou a concessão depois de oferecer desconto maior que a PRS Aeroportos e a GRU Airport.

O leilão do terminal de Jericoacoara chegou a ir a viva-voz, etapa em que os proponentes vão aumentando suas propostas até que haja um vencedor, mas a PRS não cobriu a oferta da Fraport.

Outros seis aeroportos previstos para serem leiloados nesta quinta-feira não receberam propostas, sendo eles os terminais de Barcelos (AM), Tarauacá (AC), Itacoatiara (AM), Itaituba (PA), Parintins (AM) e Guanambi (BA).

O leilão promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos fez parte da primeira rodada do AmpliAR, programa do governo federal cujo objetivo é modernizar e ampliar a infraestrutura de aeroportos regionais no Brasil, especialmente em regiões com maior déficit, como a Amazônia Legal e o Nordeste.

Para os 13 aeroportos leiloados nesta quinta, o governo prevê cerca de R$ 730 milhões de investimentos.


Nenhum comentário: