O turismo no estado de São Paulo deve fechar o ano com movimentação financeira recorde de R$ 315 bilhões. É o que aponta uma projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), órgão da Setur (Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo).
O valor, 5,1% maior do que o de 2023, representa 9,6% do PIB estadual de 2024.
O fluxo de turistas em São Paulo subiu de 46,5 milhões para 49 milhões desde o ano passado. O número de visitantes estrangeiros passou de 2 milhões para 2,2 milhões no período.
O aumento da empregabilidade no setor de viagens também influenciou o resultado. O ano deve fechar com a criação de 45 mil novos empregos formais diretamente ligados ao turismo, em postos de trabalho relacionados à hospitalidade, transporte e alimentação, segundo o Ciet.
O órgão também ressalta a criação de quase nove mil empresas relacionadas ao turismo em São Paulo, com crescimento de 11% no número de novos negócios no setor de locação de veículos.
Metade das locações de carros no país estão relacionadas ao turismo, segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis divulgados pelo Ciet.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
Nenhum comentário:
Postar um comentário