Se você tem 30 anos ou menos, desafio-o a me dizer o que significa a palavra Tumblr. Se não souber, não se martirize, eu também não sei. Só sei que, há uns dez anos, quando me perguntaram se eu tinha o Tumblr e, vexado, respondi que não, só faltaram me condenar ao desterro em 1.500 a.C. Como era possível a um profissional da palavra escrita, como eu, dispensar o Tumblr? Pois passei muito bem sem ele, continuo por aqui, e o Tumblr faz parte agora da pré-história da informática. E pior: nunca entendi o significado da palavra nem como pronunciá-la.
O mesmo aconteceu quando o Blu-ray veio condenar à morte o DVD. Ao contrário de meus amigos, não amanheci em filas nem pisoteei pescoços para ser o primeiro a comprá-lo. Na verdade, nunca o comprei. Depois de levar a vida assistindo a filmes na tela do cinema, na TV, no VHS, no laser disc e, finalmente, no DVD, convenci-me de que, com aquelas maravilhosas edições restauradas e cheias de extras em DVD, filmes como "O Gabinete do Dr. Caligari", "Luzes da Cidade", "Pacto de Sangue", "Cantando na Chuva" e "Uma Mulher Para Dois" não tinham mais como melhorar. Daí ignorei o Blue-ray —e não é que, com o streaming, meus amigos fizeram o mesmo?
Sempre mantendo segura distância para não me contaminar, levei anos ouvindo falar de "ferramentas" como iPod, MP3 e MP4, que nunca soube para o que serviam, e, hoje, provavelmente você também não sabe. Outra maravilha quando surgiu foi o celular com rádio, para transmitir mensagens a jato. Pois lamento confessar que nunca me beneficiei do celular com rádio e sobrevivi para ver que essa maravilha nem existe mais. Só faltam compará-lo ao orelhão.
E quem se lembra do Google Glass, o computador em forma de óculos, que permitiria interagir, fotografar, acessar a internet, fazer videoconferências e chupar tangerinas sem tirar a casca? Disseram que seria uma revolução. Mas não foi. Como nem os camelôs se interessaram por ele, o Google suspirou e o tirou de linha.
Esse é o problema. A tecnologia é muito rápida. Quando você afinal se interessa por uma novidade, ela não existe mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário