francesa Valeo completa 50 anos de atuação no Brasil em um momento de expansão. A fabricante, que produz componentes mecânicos e eletrônicos para o setor automotivo, desenvolveu o sistema híbrido leve usado na linha 2025 dos modelos Pulse e Fastback, da Fiat.
A empresa já tem contratos fechados com outras montadoras para fornecer o equipamento, que se chama iBSG (sigla em inglês para gerador de partida por correia).
"O sistema recupera a energia elétrica durante os momentos de desaceleração e frenagem do veículo e a reserva em baterias. Essa energia acumulada volta convertida em mecânica por meio do iBSG e atua auxiliando o motor a combustão durante as acelerações", diz o material divulgado pela empresa.
O equipamento também atua como "start/stop", desligando o motor quando o carro está parado no trânsito ou circulando sem que o motorista esteja com o pé no acelerador, como ocorre em alguns momento no trânsito urbano.
Por custar menos, essa tecnologia deve predominar entre os modelos com preços abaixo de R$ 150 mil. Não é a alternativa mais eficiente para a descarbonização, já que a redução no consumo urbano dificilmente será maior do que 15% na comparação com os modelos convencionais. Mas o ganho será potencializado caso o motorista opte pelo uso do etanol.
A adoção do sistema em larga escala tem movimentado os sistemistas. Além da Valeo, a Bosch também tem contratos de fornecimento e desenvolvimento com diferentes marcas. As soluções desenvolvidas pela empresa alemã devem estar disponíveis em modelos Volkswagen a partir de 2025.
Em geral, as tecnologias são desenvolvidas nas matrizes e adaptadas para o uso combinado com o etanol no mercado brasileiro. As montadoras planejam levar opções híbridas flex para outros mercados que buscam alternativas mais em conta para mercados com características de clima e renda similares às encontradas no Brasil.
Conheça os tipos de carros eletrificados disponíveis no mercado
BEV (Battery Electric Vehicle) – São os carros movidos apenas por eletricidade. Possuem plugues para recarga rápida, que podem ser diferentes de acordo com o padrão utilizado pelo país de origem do modelo. O mais comum é o adequado às tomadas CCS, comumente utilizadas em carros de marcas europeias e americanas –exceto a Tesla, que tem um sistema próprio.
PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – a sigla se refere aos veículos híbridos que possuem um plugue externo para recarga, além da possibilidade do uso de gasolina —ou etanol, se for flex. É possível selecionar o modo elétrico e, a depender da capacidade das baterias, rodar por algo entre 30 km e 150 km sem queimar combustível.
HEV (Hybrid Electric Vehicle) – São os híbridos plenos, a exemplo de Toyota Corolla Hybrid Flex, Honda Civic e:HEV e Kia Niro. Cada um desses carros tem seu sistema próprio, cujo objetivo é gerenciar os motores elétricos e a combustão para escolher a forma mais eficiente de rodar.
MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) – São os chamados híbridos leves. Nesse caso, a eletricidade ajuda a reduzir a queima de combustível nas partidas e fornece torque extra nas arrancadas, entre outros recursos.
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