quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Transição para economia de baixo carbono demanda profissionais com novos conhecimentos

 


Distrito Federal - Em todo o planeta, foram criados 12,7 milhões de empregos na área de energia renovável em 2021, 10% deles no Brasil. Até 2030, outros 30,2 milhões de postos de trabalho como esses, chamados de empregos verdes, devem ser criados para atender apenas às demandas geradas pela transição energética. Os dados são da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).

A expansão das vagas para esse tipo de função é uma das consequências do esforço global por uma economia de baixo carbono. Além da área de energia, outros setores como agricultura, construção civil, transporte e indústria também criam empregos verdes.

Apesar do bom desempenho obtido até agora nessa área, um dos desafios enfrentados pelo Brasil para alavancar a geração de postos de trabalhos assim consiste na formação de mão de obra capacitada para atuar nesse novo cenário.

“O Brasil tem um enorme potencial para ocupar uma posição de relevância na agenda de energias renováveis, o que inclui a geração de muitos empregos, mas, se não trabalharmos, isso não vai acontecer por inércia”, alerta o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi.

Nenhum comentário: