domingo, 25 de dezembro de 2022

Moro em Perigo, ELio Gaspari, FSP

O mandato de senador de Sergio Moro está em perigo. Na sua prestação de contas de candidato ao Senado ele usou recursos arrecadados para sua postulação natimorta à Presidência da República. Quem entende do assunto calcula que o doutor tem pelo menos 7 chances em 10 de perder o mandato.

Um homem branco, cabelos castanhos escuros e semblante sério
Sergio Moro durante evento do União Brasil, em Brasília - Adriano Machado - 31.Mai.2022/Reuters

O NAVIO FANTASMA

Porta-aviões são as joias das Marinhas de guerra. O americano Enterprise participou de 20 combates no oceano Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. O japonês Akagi foi o orgulho da Marinha japonesa até 1942. Na batalha de Midway (na qual estava o Enterprise) ele foi danificado e os japoneses resolveram afundá-lo para que não fosse capturado.

A Marinha brasileira teve dois porta-aviões. O Minas Gerais foi comprado aos ingleses em 1956, provocou uma briga com a Força Aérea nos anos 60 e foi vendido em 2002 a uma empresa chinesa que pretendia transformá-lo em museu. Acabou vendendo-o como sucata.

O segundo foi o São Paulo, comprado à França em 2000 e vai entrar em 2023 como parte da história de batalhas ambientais e jurídicas. No ano passado seu casco foi vendido a uma empresa turca, como sucata.

Como contém materiais tóxicos, nenhum porto o aceita, nem os turcos. Há meses ele vaga pelo oceano Atlântico como navio fantasma. O governo de Pernambuco não permite que o falecido São Paulo atraque em Suape.

Na semana passada, as empresas que o arremataram mandaram uma carta a autoridades mundiais e às Nações Unidas protestando porque o governo brasileiro, que lhe deu autorização para deixar o país, não permite que retorne.

Ela sustenta que "o resíduo exportado pertence ao Brasil". Vagando pelo oceano, o casco do falecido porta-aviões já lhes custou US$ 5 milhões.

As empresas queixam-se de que não conseguem autorização para atracar o "resíduo", como se ele não tivesse sido exportado com a papelada em ordem: "Afirmamos várias vezes que as autoridades brasileiras deveriam intervir responsavelmente a esse respeito e nos indicar um local para atracar, mas infelizmente não encontramos nenhuma resposta séria". 

Nenhum comentário: