domingo, 25 de dezembro de 2022

Bolsonaro deve ter mau começo de ano, Elio Gaspari, FSP

 

A partir do dia 1º de janeiro, todas as despesas de Jair Bolsonaro deverão caber na sua aposentadoria de R$ 80 mil por mês.

O Partido Liberal de Valdemar Costa Neto está com seus fundos congelados por ordem do ministro Alexandre de Moraes. De lá, não sairá um centavo.

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia militar no Rio de Janeiro - Tércio Teixeira- 23.dez.2022/AFP

OBRAS PARADAS

A julgar pela precisão estatística da equipe da transição, Jair Bolsonaro quase cumpriu sua promessa de acabar com o "ativismo" no Brasil. O vice-presidente eleito informou que há 14 mil obras paradas no país.

Retomar obras paradas é um bordão de todo governo que pretende alfinetar o antecessor, mas em 2016, quando Michel Temer assumiu, encerrando o primeiro ciclo petista, as obras federais paradas eram apenas 1.600.

TRUMP MENTIROSO

A Comissão da Câmara dos Estados Unidos aprimorou a forma de expor um mentiroso, fritando o ex-presidente Donald Trump pela sua conduta depois da eleição de 2020.

PUBLICIDADE

Pelo sistema convencional, quando um sujeito mente, mostra-se a verdade. A comissão valeu-se de uma nova tática. Mostrou 18 episódios nos quais Trump foi informado da verdade por colaboradores e, dias depois, mentiu dizendo o contrário do que lhe havia sido dito.

Dois exemplos: 1. No dia 15 de dezembro de 2020, antes do ataque ao Capitólio, Trump havia dito que um vídeo mostrava o transporte de votos falsos numa mala. O vice-procurador-geral Jeffrey Rosen corrigiu-o: "Não era uma mala. Era uma caixa. É o que se usa para transportar votos. Coisa benigna".

Sete dias depois, Trump voltou ao tema: "Na Georgia, uma câmera de segurança registrou quando funcionários mandaram que os escrutinadores saíssem da sala e despejaram sobre a mesa votos que estavam numa mala."

2. No dia 1º de dezembro de 2020, o procurador-geral Bill Barr disse-lhe: "Alguém já lhe contou que o senhor teve mais votos em Detroit do que na eleição passada? Em suma, não há indícios de fraude em Detroit".

No dia seguinte Trump insistiu: "Todo mundo viu o tremendo problema de Detroit... Lá apareceram mais votos do que eleitores".

Nenhum comentário: