sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Alckmin anuncia especialista em China para Secretaria de Comércio Exterior FSP

 Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito e futuro ministro do MDIC (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, anunciou a colunista da Folha Tatiana Prazeres para chefiar a Secretaria de Comércio Exterior da pasta.

Com o convite, Alckmin sinaliza a importância que pretende dar à China, país onde Tatiana morou entre 2019 e 2021.

Prazeres encerrará sua coluna no jornal, de acordo com o o que manda o Manual da Redação.

A futura secretária de Comercio Exterior, do Ministerio do Desenvolvimento, Tatiana Lacerda Prazeres (Foto: Sergio Lima/Folhapress PODER) - Folhapress

Prazeres é servidora de carreira do MDIC e já foi secretária de Comércio Exterior na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Foi professora na Universidade de Negócios Internacionais e Economia em Pequim e atualmente dirige o departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo).

Alckmin foi escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o ministério após ter recebido recusas de empresários. Ao anunciá-lo, Lula pediu para ele ser uma espécie de "mascate" do Brasil e vender o país no exterior.

Outro colunista do jornal convidado para ir para o governo é Mathias Alencastro, que aceitou e será assessor internacional do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Especialista em relações internacionais, ele é pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e professor da Universidade Federal do ABC. Ele também deixará de escrever para a Folha.


Nenhum comentário: