Para quem acredita que o aplicativo chinês só tem dancinha, pesquisas mostram que o TikTok é uma fonte comum de informações sobre saúde, principalmente para os jovens adultos.
Só pra ter ideia, um em cada cinco americanos consulta o TikTok antes de ir ao médico, e a mesma proporção afirmou confiar mais em influenciadores de saúde do que nos profissionais.
Os principais motivos para essa resposta incluem acessibilidade (37%), preço (33%) e identificação (23%). Quase 20% afirma recorrer a influenciadores para evitar o julgamento dos doutores.
O perigo da situação
Especialistas reforçam que há uma grande quantidade de desinformação médica encontrada nas redes sociais. Inclusive, quase 90% das pessoas acha que é provável que influenciadores digitais contribuam para a desinformação sobre saúde online.
Além disso, problemas médicos completamente diferentes podem se manifestar com sintomas semelhantes. Ou seja, o que funcionou para o influenciador do TikTok não necessariamente funcionará pra você.
Zoom Out: Embora as celebridades tenham sido classificadas como as menos confiáveis para dar conselhos médicos, metade dos consumidores confessaram que são induzidos pelos posts dos famosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário