quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Veja quais são os 15 maiores produtores de petróleo do mundo, Wilson, sons

O petróleo tem uma importância gigantesca para a economia global e, consequentemente, para a vida de todas as pessoas. É a partir dele que extraímos o combustível utilizado na navegação e no transporte. Apesar das grandes críticas que existem sobre o seu consumo, ainda dependemos muito dele, assim como de outros minérios.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

O Oriente Médio concentra a maior parte das reservas de petróleo do mundo. A maior entre as já conhecidas no mundo pertence à Venezuela. Porém, quando se fala em extração e beneficiamento as coisas mudam bastante. Isso significa que ter a maior reserva não garante a maior extração.

Para abordar melhor esse assunto, criamos este artigo. Nele, mostraremos os 15 maiores produtores de petróleo do mundo, entre outras informações importantes. Continue a leitura!

QUAIS SÃO OS MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO DO MUNDO?

1. ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Os Estados Unidos da América são reconhecidos como o maior produtor de petróleo do planeta, com mais de 16 milhões de barris extraídos por dia. 

Além disso, o país detém 4% das reservas totais do mundo, contando com cerca de 68,8 bilhões de barris para serem explorados. Assim, o país é um importante player mundial quando o assunto é indústria petrolífera.

2. ARÁBIA SAUDITA

Logo em seguida vem a Arábia Saudita com uma produção média diária de aproximadamente 11 milhões de barris. As reservas desse país são exorbitantes: ele possui 17% de todas as reservas mundiais, perfazendo um totalde 297 bilhões de barris.

Ao longo do ano de 2021, a produção e a exportação do mineral cresceu. Além de ser o segundo maior produtor do mundo, a reserva de petróleo da Arábia Saudita também é a segunda maior, perdendo apenas para a Venezuela.

3. RÚSSIA

Em terceiro lugar, temos a Rússia com uma produção média diária de 10 milhões de barris, aproximadamente. O país possui 6% de participação nas reservas totais do mundo, chegando a 107 bilhões de barris. A maior parte dessa produção de petróleo é originária na Sibéria.

4. CANADÁ

Existe uma diferença muito grande entre os 3 primeiros maiores produtores de petróleo do mundo para os demais. O Canadá, que ocupa a 4ª posição, tem uma capacidade de quase 50% da que tem a Rússia. O país produz em média 5 milhões de barris por dia.

Contudo, sua reserva é gigantesca. O país detém 10% de todo petróleo já descoberto no mundo, totalizando um montante de 168 bilhões de barris.

5. IRAQUE

O Iraque é o quinto colocado em produção de petróleo no mundo com uma capacidade produtiva de aproximadamente 4 milhões de barris por dia. Ele também se destaca por ter uma grande reserva, com 8% de todo petróleo descoberto em nível mundial.

São cerca de 145 bilhões de barris a serem explorados. O petróleo é o principal produto da economia do país, responsável por gerar a maior parte do seu PIB (Produto Interno Bruto).

6. CHINA

Bem próximo do Iraque, a China tem uma capacidade produtiva de aproximadamente 3,9 milhões de barris de petróleo por dia. As bacias existentes no seu território chegam a possuir cerca de 26 bilhões de barris.

7. EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Os Emirados Árabes Unidos ocupam a sétima posição no ranking com uma produção diária que gira em torno de 3,6 milhões de barris. Situada ao longo do Golfo Pérsico, a região abrange 6% das reservas totais de petróleo.

Assim, o país é detentor de aproximadamente 97 bilhões de barris, sendo o petróleo a sua principal fonte de renda. Por esse motivo, o governo local investe muitos recursos para aumentar sua capacidade de exportação e elevar a sua produção aos níveis dos 3 principais produtores de petróleo.

8. IRÃ

Na oitava posição temos o Irã com uma produção média diária de aproximadamente 3 milhões de barris. Além de estar entre os 10 maiores produtores de petróleo do mundo, o país detém 9% das reservas que são conhecidas mundialmente.

Logo, ele possui cerca de 157 bilhões de barris a serem explorados. Com isso, o Irã vem investindo pesado em estrutura para potencializar sua produção, aumentando sua participação na exportação de petróleo.

9. BRASIL

Muito próximo do Irã vem o Brasil ocupando a nona posição no ranking. A nossa capacidade produtiva é de 3 milhões de barris por dia. Atualmente, somos o 16º em tamanho de bacias de petróleo e possuímos cerca de 11 bilhões de barris. Durante muitos anos, figuramos entre os 15 com as maiores reservas.

10. KUWAIT

O Kuwait surge na décima posição com uma produção diária de aproximadamente 2,6 milhões de barris. Quando o assunto são reservas de petróleo, o país detém 6% das conhecidas no mundo, tendo cerca de 101 bilhões de barris. Essas reservas são consideradas propriedades do Governo local.

11. NORUEGA

Em décimo primeiro lugar temos a Noruega. O país nórdico produz cerca de 2 milhões de barris por dia. Apesar de figurar entre os 15 maiores produtores de petróleo do mundo, suas reservas não estão na lista das maiores. Mesmo assim, a tecnologia e o investimento pesado faz com que a extração do mineral seja otimizada, tendo uma grande importância para a economia nacional.

12. MÉXICO

O México ocupa a décima segunda colocação com uma produção de aproximadamente 1,9 milhões de barris por dia. Assim como a Noruega, o país não tem reservas listadas entre as maiores em nível mundial, mas consegue produzir para atender suas necessidades.

13. CAZAQUISTÃO

Na décima terceira posição temos o Cazaquistão, que produz diariamente a média de 1,8 milhões de barris. Além disso, o país é detentor de 30 bilhões em reservas do mineral, fazendo dele a décima segunda maior bacia do mundo.

14. CATAR

Logo abaixo do Cazaquistão nós temos o Catar com uma produção diária de aproximadamente 1,8 milhões de barris de petróleo. A península também ocupa a décima quarta posição em tamanho de reservas do mineral, perfazendo 25,2 bilhões de barris.

O setor de petróleo é um dos principais geradores de riqueza para a economia do emirado absolutista. Cerca de 70% do rendimento da nação vem da extração, beneficiamento e exportação do produto.

15. NIGÉRIA

Finalmente, temos a Nigéria como o décimo quinto maior produtor de petróleo do mundo. A sua produção gira em torno dos 1,7 milhões de barris por dia. Além disso, o país possui cerca de 36,9 bilhões de barris em reservas totais provadas.

Gostou deste artigo? Que tal complementar sua leitura com outro conteúdo relacionado? Então, confira o post que preparamos. Nele, mostraremos porque as empresas petrolíferas estão cada vez mais preocupadas com a geração de energia sustentável.

 

Nenhum comentário: