quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Recorde de mafiosos indo para trás das grades, The News

 

(Imagem: Adriana Sapone | Associated Press)

Depois de três anos, a Itália condenou 207 criminosos e concluiu um dos maiores julgamentos contra a máfia de todos os tempos.

Mais de 330 réus foram acusados de participar do grupo Ndrangheta, que já superou a Cosa Nostra como a maior e mais poderosa máfia italiana.

Para se ter uma ideia, a quadrilha controla +80% da cocaína consumida na Europa e movimenta cerca de US$ 55 bilhões todo ano.

Os juízes demoraram mais de 1h40min para ler todas as condenações por extorsão, tráfico de drogas, roubos e homicídios.

  • No total, as sentenças somam 2.200 anos de cadeia;

  • A maior delas chegou a 30 anos — tirando duas de prisão perpétua.

Entre os que vão ver o sol nascer quadrado, estão muitos criminosos de colarinho branco, como ex-políticos, advogados, empresários e até ex-chefes de polícia da Itália.

O julgamento foi crucial para desmontar a estrutura do grupo criminoso que está presente em todas as entranhas do poder italiano.

Tirando il zoom: Receitas obtidas pela máfia superam as das maiores empresas do mundo — como o McDonald`s. Nascidas na década de 1960, as empresas do crime movimentam ilegalmente o equivalente a 3% do PIB da Itália.

🤌 Igualzinho aos filmes. As 24 mil escutas usadas nas investigações revelaram as intensas disputas de poder entre facções, com cabeças de cavalo decepadas sendo entregues para mandar recados aos rivais.

O que mais é destaque pelo mundo?

Nenhum comentário: