sábado, 11 de novembro de 2023

Ser youtuber é a nova profissão dos sonhos das crianças, The News

 





NEGÓCIOS

(Imagem: Outras Palavras | Reprodução)

Jogador de futebol? Astronauta? Médico? Nada nem perto disso… Quase 30% das crianças de 8 a 12 anos responderam “youtuber” para aquela conhecida pergunta do que quer ser quando crescer.

Três vezes mais crianças querem viver dos vídeos do que virar astronauta. E tem gente aproveitando esse sonho da criançada para criar novos negócios.

Nos EUA, os “Acampamentos para Creators para a turma de 6 a 13 anos estão cada vez mais populares.

  • Lá, durante o verão, eles aprendem a editar vídeos pelo CapCut, posicionar tripé e luz, como montar um roteiro com bom storytelling e como postar seus vídeos.

Por isso, salas repletas de iPads, telas verdes e ring lights foram montadas para que as crianças explorem a criatividade na hora de gravar vídeos para a internet.

Só que todo cuidado é pouco, e elas são incentivadas a não usarem o nome verdadeiro na hora de criar as contas e são os pais que decidem se os vídeos serão postados mesmo ou não.

  • O custo por criança é de cerca de 230 dólares por semana, o que dá mais de mil reais.

Produzir conteúdo para a internet já deixou de ser hobby e virou profissão faz tempo, e até mais da metade do pessoal mais velho, de 13 a 18 anos, diz que a profissão dos sonhos é a de influenciador.

São ao menos 300 milhões de criadores de conteúdo no mundo, sendo 20 milhões brasileiros. O termo “creator economy” até foi criado para definir o mercado de trabalho da nova profissão.

Mas o caminho não é fácil: Cerca de 85% dos creators ainda não possuem um modelo de negócio rentável e só 23,6% acredita que está no caminho certo em relação ao sonho de viverem de conteúdo.

Nenhum comentário: