segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Lula indica hoje Dino ao STF e Gonet à PGR, MEIO

 


Termina hoje a espera. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve indicar, ainda nesta segunda-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) e o subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR). As escolhas, confirmadas ontem a aliados, serão publicadas ainda nesta segunda-feira, antes que Lula embarque para Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da COP-28. Dino, que foi juiz federal antes de entrar para a política, era um dos favoritos desde o início da disputa, enquanto a escolha para a PGR foi mais complexa, com reuniões de Lula com diversos postulantes. No fim, pesou o apoio a Gonet de dois ministros de peso do STF, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. (Folha)

Aliás, Moraes e Gilmar foram avisados extraoficialmente das escolhas na noite de quinta-feira, após jantar com Lula e o também ministro do Supremo Cristiano Zanin. Dino chegou a participar do encontro, mas saiu antes de o presidente anunciar a indicação. Dino e Gonet terão de ser sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (UB-AP), disse a Lula ser possível fazê-lo antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de dezembro. (Estadão)

Já a aprovação pelo plenário do Senado deve ficar para 2024, segundo o vice-presidente da Casa, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), para quem “não há tempo”. “Nós temos a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual). Dezembro começa na próxima semana”, disse. (Globo)

facebooktwitterwhatsapp

A futura chanceler argentina, Diana Mondino, foi a Brasília e se encontrou com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Mondino foi apontada pelo presidente eleito do país, Javier Milei, para comandar o Ministério das Relações Exteriores a partir de 10 de dezembro, quando ele toma posse. A vinda de Mondino ao Brasil foi preparada em segredo e intermediada por Julio Bitelli, embaixador do Brasil em Buenos Aires, e Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil. Ela levou a Vieira um convite a Lula para a posse de Milei — a ida de Lula não está certa, porque Milei o chamou de “corrupto” em campanha e convidou primeiro o ex-presidente Jair Bolsonaro, que aceitou e prepara uma grande comitiva para acompanhá-lo. (Globo)

Nenhum comentário: