O "people mover" aeromóvel, como é chamado o sistema de trem que ligará a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais do aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, tem começo de operação previsto para o próximo dia 31.
Conforme apurou a Folha, ainda não está definido se o início será em tempo integral, ou seja, das 4h à meia-noite, quando funciona o trem metropolitano, ou em horários menores.
A cerimônia de inauguração está prevista para setembro, mas não há uma data definida.
A operação ao público deveria ter começado no primeiro semestre de 2024, mas atrasou. Depois, o prazo passou para o segundo semestre do ano passado, o que não ocorreu.
O "people mover" precisou ser construído porque a estação da CPTM não chega ao aeroporto. O transporte aos terminais atualmente é feito em ônibus.
Os três trens começaram a circular em testes no início do ano —primeiro aos fins de semana—, inclusive com peso, e em busca de certificações. Passaram a rodar primeiro aos domingos e depois progressivamente ao longo dos dias.
Desde a semana passada dois trens rodam simultaneamente e não houve nenhum problema. Conforme apurou a reportagem, essa etapa dos testes, que tem ocorrido durante a madrugada, foi decisiva para para se marcar início de operações em 31 de agosto.
A certificação exigida em contrato é a mesma de metrôs no exterior ou para instalação de usinas nucleares, disseram recentemente Hulbéia Ribas, gerente de segurança, e Marcus Coester, CEO da Aerom, empresa com sede no Rio Grande do Sul.
Ao todo, a via suspensa com trilhos tem 2,7 km de extensão com quatro estações, uma ligada à do trem metropolitano e outras em cada um dos três terminais do aeroporto internacional. Quando o sistema estiver inaugurado, esse trajeto final será feito em aproximadamente seis minutos.
Em janeiro, a reportagem da Folha viajou em dois percursos inteiros do trajeto, com paradas técnicas que deixaram o tempo de percurso mais longo.
O trem é monitorado como se estivesse em operação normal, com parada em cada uma das estações, simulando o tempo necessário para saída e entrada de passageiros.
Quando a reportagem esteve presente, havia cerca de 20 pessoas no trem, entre convidados, engenheiros e técnicos da Aerom.
O veículo, que circula por meio de propulsão pneumática, é composto por dois carros articulados que pesam 16 toneladas e deverá levar até 200 passageiros por viagem. Eles rodam em dois trilhos, como se fossem trens convencionais.
As estações estão totalmente prontas e sinalizadas. Há portas automáticas em cada uma delas e que só abrem após a abertura das do veículo parado.
O custo total foi estimado no ano de 2023 em pouco mais de R$ 300 milhões. O pagamento é custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport, responsável pela gestão do aeroporto. O contrato de operação da Aerom é de dez anos, depois o sistema passa para a União.
Atualmente há duas opções para se chegar pelo sistema ferroviário ao aeroporto de Cumbica. Uma delas é a linha 13-jade, com saída da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo.
A outra alternativa é o Expresso Aeroporto, que também circula na linha 13, a partir da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.
O embarque é de hora em hora. Nos dois casos, a tarifa custa R$ 5,20. O acesso ao aeromóvel será gratuito e ele poderá ser usado, inclusive, para o deslocamento de pessoas entre os terminais.