No mundo analógico da década de 70, muitos brasileiros compartilhavam do mesmo sonho de Roberto Carlos: o de ter "um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar". Hoje, com as redes sociais, o Brasil continua sonhando em ter um milhão de amigos —ou melhor, de seguidores— não para cantar, mas para monetizar o sucesso e ficar rico.
O caminho para ganhar nessa loteria da fama não é nem fácil nem provável, mas certamente é possível. E uma das formas de alcançar essa meta é viralizar, seja por insistência ou por mera coincidência.
Essa última foi o que catapultou a bancária Jennifer Castro do anonimato à fama, ao ser inadvertidamente exposta nas redes sociais depois de se recusar a ceder a poltrona que lhe era de direito a uma criança durante um voo.
Jennifer do avião, como ficou conhecida, foi de algumas dúzias a mais de dois milhões de seguidores. O pós-viral seguiu o roteiro clássico: saiu do emprego, mudou de vida, deu uma repaginada no visual, muitas entrevistas nas mídias, ganhou recebidinhos, fez alguns publis e assumiu-se como "influenciadora de moda, lifestyle e viagens".
Visitei seu perfil e achei que ela está muito bem assessorada. Está muito gata, o visual da página é elegante e tudo parece bonito de olhar. O problema é o que a gente não vê: os seguidores não param de cair. E não é culpa de Jennifer.
O que está acontecendo é o previsto na curva de viralização padrão. A pessoa desponta subitamente, chama atenção, vira o assunto do momento e começa a aumentar sua base de seguidores. A curva de adesão chega a um pico, onde fica por algumas semanas. Os meses passam, a curva cai de forma mais lenta, deixando uma cauda longa que tende a zero.
O episódio do avião aconteceu no começo de dezembro de 2024, há cerca de oito meses. O hype passou e, não havendo nenhum outro grande acontecimento, não há motivos para novas adesões. Esta semana, Jennifer comentou que muitos famosos estão dando unfollow, que ela costuma retribuir de forma recíproca.
Jennifer ainda tem um milhão e duzentos mil seguidores, mas a tendência é de queda. Segundo o Social Blade, nos últimos 30 dias, ela perdeu mais de 30 mil seguidores. Assim, se você também pensa em viralizar e resolver a vida, inclua nos seus desejos um convite para um reality show —um bom caminho para realizar o sonho de milhões: o de ser pago apenas por existir.