Entre os minerais relacionados à transição energética, o lítio é um dos mais cobiçados. Esse metal está presente na maior parte das baterias que fornecem energia para os carros elétricos, principal solução para reduzir gases do efeito estufa emitidos pelo setor automotivo, sobretudo na Europa e na China.
Mas, antes da produção em escala dos veículos elétricos, o lítio já estava presente nas baterias de celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos. Ele também faz parte, ainda que em menor fatia, da produção de vidro, cerâmicas, graxas lubrificantes e medicamentos.
O lítio também é um dos minerais críticos com maior abundância no Brasil. Desde 1991, a CBL (Companhia Brasileira de Lítio) produz o metal em Minas Gerais e, mais recentemente, em 2023, a Sigma Lithium –a maior mineradora do setor no Brasil– exportou sua primeira leva.
Veja abaixo mais detalhes sobre esse mineral
COMO APARECE NA TERRA
- Em salmouras, localizadas principalmente no Chile, Bolívia e Argentina
- Na rocha pegmatito, onde se encontra o mineral espodumênio, que contém lítio; é a forma presente no Brasil
- Em argilas hectoritas, encontradas principalmente no México e nos EUA
PRINCIPAIS USOS
O lítio é usado sobretudo em baterias de carros elétricos. Ele é peça-chave para fazer com que o veículo se movimente a partir de energia elétrica.
CAMINHO ATÉ O USO
Após a extração, o mineral que contém lítio ainda precisa passar por outras etapas industriais para se fabricar o produto final das baterias.
PAÍSES COM AS MAIORES RESERVAS
Chile, Argentina e Austrália têm as maiores reservas de lítio do mundo, de acordo com o governo dos EUA. A Bolívia também tem grandes depósitos, mas ainda não há confirmação de sua viabilidade econômica.
PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM
Austrália, Chile e China são os maiores produtores de lítio atualmente.
ONDE ESTÃO AS RESERVAS NO BRASIL
No Brasil, as principais reservas de lítio estão na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
PAÍSES QUE MAIS REFINAM
Em 2024, 98% do refino de lítio estava concentrado em três países: China, Chile e Argentina, sendo a China responsável pela grande maioria. Os dados são da Agência Internacional de Energia.
MAIORES EMPRESAS (extração e refino)
- Albemarle (EUA)
- SQM (Chile)
- Ganfeng Lithium (China)
- Tianqi Lithium (China)
- PLS (Austrália)
MAIORES EMPRESAS NO BRASIL
A maior produtora de lítio do Brasil é a Sigma Lithium, com operações na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A empresa apenas concentra o espodumênio, sem avançar para etapas seguintes da cadeia.
Já a CBL, que também tem operações no Vale do Jequitinhonha, produz menos da metade de espodumênio concentrado produzido pela Sigma, mas consegue avançar na cadeia, fabricando em alguns casos até hidróxido e carbonato de lítio.
Outra produtora de lítio no Brasil é a alemã AMG, que extrai o mineral na cidade de Nazareno, também em Minas Gerais, em quantidade semelhante à da CBL. A empresa tem uma refinaria na Alemanha e pretende construir outra no Brasil.
Empresas como Atlas Lithium, Lithium Ionic e a gigante PLS têm planos de operar no Vale do Jequitinhonha nos próximos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário