sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Casal faz 'intercâmbio gospel' para mostrar diferenças entre igrejas evangélicas, Fsp

 Melina Cardoso

São Paulo

"Visitante seja bem-vindo, sua presença é um prazer". Se você é crente raiz, certamente já ouviu esse corinho quando alguém sinalizou estar pela primeira vez na igreja.

Existem muitos estilos à sua escolha: com parede preta, parede clara, com coral, com banda, arquitetura clássica ou mais moderna, igrejas históricas ou pentecostais.

Homem e mulher brancos posam lado a lado em estúdio com fundo preto e painel azul. Homem veste camisa cinza e mulher blusa branca com calça preta.
Pedro e Luiza mostram a pluralidade da igreja em seu canal @alegriaemdosedupla, no Instagram

Apesar de tantas diferenças, todas têm em comum a crença na Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), na divindade de Jesus, confessam que a morte na cruz ocorreu por causa dos nossos pecados e que Cristo ressuscitou ao terceiro dia. Também acreditam que a salvação vem pela graça, mediante a fé e têm a Bíblia como Palavra de Deus (falo mais sobre isso no final deste texto, fique firme aí).

Pensando em viver novas experiências de fé e matar a curiosidade de seus seguidores, o casal Pedro Paulo Gomes, 25, e Luiza Martins, 24, decidiu gravar visitas a diferentes igrejas evangélicas. Apelidaram o quadro de "intercâmbio gospel".

Batista, Quadrangular, Metodista, Presbiteriana e Assembleia de Deus são alguns dos locais visitados. O critério é que o local reflita a essência da fé cristã.

Para viver a experiência de forma mais autêntica possível, eles não avisam as igrejas sobre a visita. "Nosso objetivo é mostrar aos seguidores a experiência que eles teriam ao conhecer aquela comunidade pela primeira vez", explica Luiza. "Para nós, a verdade das visitas é essencial, pois permite registrar a receptividade e o dia a dia da igreja de maneira genuína", observa.

Bacharéis em Direito, eles são convertidos desde 2023 e congregam na Igreja Episcopal Carismática do Brasil, em Recife (PE).

Segundo Pedro, a experiência tem ampliado a compreensão do Reino e possibilitado aprender com as virtudes de diferentes comunidades. "Conhecemos novos irmãos que amam a Deus em diversas tradições e reconhecemos a beleza existente na pluralidade do corpo", diz.

Para Pedro, é essencial que todo cristão esteja firmemente inserido em uma comunidade local, "pois é nela que ele poderá ser exortado, crescer na fé e frutificar", afirma. Contudo, manter o equilíbrio e, eventualmente, conhecer outras igrejas pode ser algo muito benéfico", completa o comunicador digital.

"Participar de um congresso ou evento em outra comunidade, por exemplo, permite enxergar o cristianismo para além dos limites da própria igreja local", afirma Luiza. Segundo ela, a troca também serve como um espelho para identificar aspectos a serem aprimorados em sua comunidade.

"Precisamos nos lembrar de que aquilo que nos une –o amor por Jesus e por Sua Palavra– deve ser maior do que aquilo que nos separa", diz Pedro, referindo-se às formas de adorar, a cor das paredes, usos e costumes ou o estilo de pregação.

Para o casal, o intercâmbio também pode ajudar quem, talvez, tenha se decepcionado com a igreja ou até encorajar aqueles que ainda não tenham descoberto uma comunidade à qual possam pertencer.


Dia da Reforma Protestante

Nesta sexta-feira (31) muitos evangélicos celebram os 508 anos da Reforma Protestante.

Em 1517, o monge Martinho Lutero (1483-1546) fixou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg (Alemanha), onde questionava, entre tantas coisas, a autoridade papal e o pagamento de indulgências pela Igreja Católica. Ele promoveu a ideia bíblica de que a salvação era alcançada pela fé e para isso, a Bíblia deveria ser lida por todos.

A partir deste movimento surgiram as igrejas protestantes. Lutero propôs cinco princípios teológicos que até hoje são a base das igrejas protestantes:

"Sola Scriptura" (somente a Escritura): somente a Bíblia é a palavra de Deus; "Sola Fide" (somente a Fé): somente pela fé em Jesus somos salvos; "Sola Gratia" (somente a graça): somente pela graça de Deus somos salvos; "Solus Christus" (somente Cristo): apenas Jesus é o caminho que leva o homem de volta a Deus e "Soli Deo Gloria" (somente a Deus a glória): toda glória pertence somente a Deus. Feliz dia da Reforma!


Nenhum comentário: