quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Antonio Delfim Netto Para onde vamos na economia?, FSP

Dizer que o crescimento econômico é um “estado de espírito”, não significa, obviamente, dizer que ele se materializa espontaneamente sem as adequadas condições objetivas.

De um lado, é necessário que haja disponibilidade apropriada de fatores de produção e incorporação de novas tecnologias. De outro, é preciso estabilidade macroeconômica e um governo que não iniba nem coloque entraves ao “espírito animal” dos empresários, que tomam o risco hoje para viabilizar o que antecipam como demanda futura.

A opacidade sobre o futuro próximo é areia na engrenagem do crescimento. O adiantamento do calendário eleitoral reforça a turbulência política em um ambiente já propício a incertezas. São quase dois anos imersos nas consequências da maior pandemia dos últimos cem anos, que, à parte as tragédias humana e sanitária, potencializou as agruras de um país com dificuldades, há de muito, em retomar a trajetória do crescimento inclusivo sustentado.

Os rumos necessários para a economia no curto prazo, vetor indispensável nesse ambiente, não foram apresentados de maneira clara e coerente até agora. Versões distintas dos mesmos projetos são apresentadas e desmentidas pelo menos duas vezes por semana há mais de um ano e meio, o que atrapalha a organização do sistema econômico, já que dificulta a construção dos cenários prováveis.

Apenas um dos exemplos: o necessário reforço ao programa Bolsa Família no contexto atual segue sendo uma incógnita, embora já se soubesse que seria necessário desde o começo do ano passado. Bolsonaro ameaçou com cartão vermelho técnicos que cogitaram a reformulação de programas existentes para acomodar um auxílio melhor, mais focalizado e mais eficiente. Desde então, perderam-se objetivos, estimativas de custeio e fontes factíveis de receita. Não se sabe mais como o programa será viabilizado, o que ele representa para o arcabouço fiscal vigente nem sequer quem ele pretende atender.

Tal expediente, que se arrasta, é preciso repetir, há mais de ano, engorda a cauda dos cenários adversos do ponto de vista fiscal, o que, por evidente, se reflete em preços como a taxa de câmbio, que se desvaloriza e reforça em magnitude a elevação do preço dos alimentos, dos combustíveis etc.

Mais do que isso, o estado permanente de incerteza sobre o que se pretende fazer e onde queremos estar ao final de 2022 murcha paulatinamente as expectativas de crescimento futuro, como temos visto.

Empresários postergam seus planos de investimentos, e os consumidores, seu consumo, levando à materialização de uma triste profecia autorrealizável.

 

Alesp aprova reforma administrativa de Doria; veja mudanças para os servidores estaduais, Agora SP

 Flavia Kurotori

SÃO PAULO

Os deputados da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de SP) aprovaram, na noite desta terça-feira (19), o ​PLC (Projeto de Lei Complementar) 26, que altera as regras do funcionalismo público estadual. A reforma administrativa de João Doria (PSDB) passou apertada. Eram necessários o mínimo de 48 votos. A proposta foi aprovada por 50 votos a favor e 29 contrários.

O texto, enviado em regime de urgência pelo Governo do Estado de SP em agosto, altera pontos como bonificação por resultado, acaba com a possibilidade de faltas abonadas e cria regra para contratar servidores temporários em caso de greve, dentre outros --leia mais abaixo.

Governador João Doria (PSDB) em evento no último dia 14 de setembro
Governador João Doria (PSDB) em evento no último dia 14 de setembro - Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

A primeira sessão de debate do tema foi realizada no dia 21 de setembro e mais duas reuniões ocorreram nas semanas seguintes. Na semana passada, o debate foi adiado. Em todas as ocasiões onde o projeto foi ao plenário, servidores protestaram em frente à Alesp. Eles pediam que os deputados retirassem o texto da pauta.

Polêmica, a medida recebeu diversas críticas dos parlamentares contrários. A deputada Maria Izabel Azevedo Noronha, professora Bebel (PT), criticou que o texto não passou por comissões antes de ser votado. "O que mais me dói é que toda vez os servidores são os vilões, mas são eles que movem a máquina pública do estado", afirmou.

O parlamentar Major Mecca (PSL) disse que as mudanças prejudicam trabalhadores essenciais para a sociedade, tais como médicos, enfermeiros e policiais.

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"O PLC 26 prejudica esses trabalhadores ou os senhores acham que os prejudicados serão os desembargadores? São esses homens e mulheres que os senhores [deputados favoráveis ao projeto] estão prejudicando", disse.

Caio França (PSB) destacou a mudança na bonificação por resultados. Hoje, algumas categorias têm bônus definidos por lei. Com a aprovação do projeto, segundo ele, a bonificação seguirá critérios determinados pelas respectivas secretarias. Contudo, a medida viabilizaria que "cada secretário escolha quem irá receber a bonificação", acabando com a igualdade entre os servidores.

Após a aprovação do projeto, deputados votaram um aditivo ao PLC enviado no dia 9 de setembro pelo governador João Doria, que altera o prazo de contrato dos professores temporários. O texto foi aprovado por 79 votos a zero.

Os parlamentares também foram contrários às emendas por 46 votos a 29, além de uma abstenção.

Mudanças para os servidores públicos

Nos últimos dois anos, essa será a terceira grande mudança para o funcionalismo estadual. A primeira foi a reforma da Previdência de SP, que passou a valer em março de 2020; a segunda foi a lei que altera, entre outros pontos, o plano de saúde dos servidores gerenciado pelo Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo).

Em meio às polêmicas que cercam o PLC 26, Doria anunciou na sexta-feira (15), Dia do Professor, o pagamento de R$ 1,55 bilhão em abono salarial aos profissionais do magistério do estado de São Paulo. A gratificação será destinada a aproximadamente 190 mil servidores, incluindo temporários.

A previsão é que a grana, referente aos trabalhos de 2021, comece a ser paga entre novembro e dezembro deste ano. No entanto, o projeto de lei depende da aprovação da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), onde o texto deve ser apreciado ainda neste mês.

Ainda que o dinheiro extra ajude os profissionais do magistério, a categoria critica o fato do governo estadual estar "atacando" os servidores de outras maneiras, com o PLC 26, por exemplo, precarizando não apenas a área da educação.

A deputada Márcia Lia (PT) destacou que o abono não será incorporado ao salário. Isso significa que a grana não será incorporada ao salário dos servidores. Além disso, o governador não concedeu o benefício a outros trabalhadores da educação, como agentes escolares.

Veja as principais mudanças

A criação da bonificação por resultados é uma das principais alterações do PLC 26. O método já é usado em algumas secretarias. O modelo prevê o pagamento de bônus aos servidores de órgãos públicos e autarquias que avancem na carreira entre um ano e outro.

Outra medida é a alteração da lei 1.093, de 16 de julho de 2009, que trata sobre a contratação de temporários no estado de São Paulo, incluindo professores. Se for aprovada, a nova regra permite contratar servidores por motivos de calamidade pública, greve que “perdure por prazo não razoável” ou que seja considerada ilegal pela Justiça.

O PLC coloca o fim às faltas abonadas --atualmente, os servidores podem ter até seis faltas abonadas por ano, sem a necessidade de apresentar documento legal justificando a ausência.

O texto extingue o reajuste do adicional de insalubridade com base no IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) --estimativa de redução de 40% nos ganhos, chegando a 50% no caso dos funcionários da saúde-- e revoga a possibilidade de pagamento dessa "vantagem" nos afastamentos por meio de licença-prêmio.

O PLC também cria a CGE (Controladoria-Geral do Estado), congregando as funções de auditoria, ouvidoria, corregedoria e controladoria "tal como se dá no âmbito federal com a CGU [Controladoria-Geral da União]", diz o texto

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