segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Rousseau era um canalha, Marx pegava dinheiro dos outros e era ingrato, Pondé, FSP

 Paul Johnson foi um traidor do campo progressista, migrando para posições conservadoras com o passar do tempo. Jornalista e historiador amador britânico, livre-pensador, Johnson escreveu, entre outros títulos, "Intelectuais, de Marx e Tolstói a Sartre e Chomsky", publicado em 1988, que é uma pérola de ironia sobre certos intelectuais que tiram das suas cabeças receitas radicais de como a humanidade deveria ser.

Qual a sua definição de intelectual? Um arrogante que julga ruim tudo o que houve antes dele e que, a partir de suas brilhantes ideias, salvará o mundo. E mais —têm dissociação psíquica. Normalmente "amam a humanidade, mas detestam seus semelhantes", máxima de Edmund Burke, britânico do século 18.

A ilustração de Ricardo Cammarota foi executada em técnica manual com pastel oleoso sobre papel branco, com acabamento machado nos contornos das figuras em várias cores vivas (laranja, rosa, vermelho, verde, roxo, azul e verde claro) contrastadas cores pretas e escuras. 
Na horizontal, proporção 13,9cm x 9,1cm, a ilustração apresenta uma composição gráfica, multticolorida, de vários perfis de humanos, bem estilizados, dispostos uns na frente de outros ou sobrepostos e intercalados com cores e formas. As figuras estão representadas apenas com contornos e olhos em diferentes formas livres.
Ilustração de Ricardo Cammarota para Pondé de 23.set.2024 - Ricardo Cammarota

O que é um conservador? Talvez um dos maiores equívocos quanto ao mundo das ideias, um conservador não é alguém que berra, necessariamente, contra a escolha de realizar a interrupção voluntária da gravidez ou que lambe as botas de Jair Bolsonaro.

É bem mais complicado do que isso. Talvez seja essa mesma complicação que torna a inteligência pública média tão incapaz de acompanhar o raciocínio de quem tem uma "disposição conservadora", como dizia Michael Oakeshott, filósofo, também britânico, do século 20.

Tal disposição pode "evoluir" ao longo da vida ou da carreira profissional para diferentes posições políticas ou morais. Pode tornar-se nostálgico de um passado que nunca existiu —adentrando um território de clara contaminação romântica.

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Pode tornar-se um resistente furioso incapaz de perceber que mudanças são inevitáveis, principalmente na modernidade, que só existe enquanto despreza a si mesma na duração do seu tempo histórico —todo o passado não vale nada para os modernos.

Pode tornar-se um "tory anarchist" —anarquista conservador, no jargão britânico—, como dizia de si o escritor, também britânico, George Orwell, na primeira metade do século 20.

Pode tornar-se alguém que valoriza o hábito como forma de reconhecer o fato inegável de que nossos ancestrais, imperfeitos como sempre, foram capazes de nos legar um mundo, coisa que talvez não consigamos fazer.

Essa posição específica foi típica de céticos como o britânico David Hume, no século 18. O ceticismo, politicamente, deságua em posições políticas conservadoras devido ao fato que a disposição conservadora se alimenta de uma dúvida epistêmica profunda com relação às especulações da razão política e moral. O intelectual conservador duvida, acima de tudo, fato este absolutamente desconhecido pela inteligência pública média, que nesse assunto, é de uma estupidez ruidosa.

Parafraseando o brilhante historiador austríaco, radicado no Reino Unido, no século 20, Tony Judt, "um intelectual liberal é alguém que ama a imperfeição". Eu diria o mesmo do intelectual conservador.

Tanto os liberais quanto os conservadores partilham desse "amor" à imperfeição porque temem a perfeição buscada pelos "progressistas" como sendo movida, a priori, por uma intenção de violência, mau-caratismo e arrogância.

No livro "Intelectuais", Johnson disseca a personalidade de vários intelectuais "progressistas", revelando sua hipótese de fundo, que as ideias de alguém são fruto, na verdade, de sua personalidade —diria Oakeshott, sua disposição.

Vale dizer que o problema desse tipo de intelectual "progressista" é sua presunção de bondade de alma. Isso os põe a perder porque toda bondade autopresumida é sempre falsa. Essa vaidade moral escondia personalidades mentirosas, cruéis e antissociais.

Rousseau era um canalha, Marx um porco que vivia pegando dinheiro dos outros e sendo ingrato, Ibsen um feminista "fake" que odiava mulheres reais, Tolstói um monstro de arrogância, Hemingway um mentiroso contumaz, Brecht um oportunista.

O caso da escritora Lilian Hellman —interpretada por Jane Fonda no filme "Julia", falsamente autobiográfico—, stalinista, uma mentirosa pior do que Hemingway, chama a atenção. Johnson se pergunta: "Até que ponto os intelectuais como classe esperam e exigem a verdade por parte daqueles que eles admiram?".

Ao final, ele cita Orwell como um intelectual íntegro. O traço de integridade, para Johnson, nesta profissão, é a busca da verdade, nunca a vaidade, a ideologia ou querer agradar o público. No século 21, os vícios apontados por Johnson pioraram muito.


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