quinta-feira, 9 de novembro de 2023

A China é o banco oficial dos países pobres, The News

 

(Imagem: Outras Palavras | Reprodução)

Se o mundo fosse a vila de Chaves, a China seria o Seu Barriga. Isso porque não existe ninguém com tantas dívidas a cobrar quanto os chineses,

Nada é de graça na geopolítica. Muito além de ser “boazinha”, o plano de sair emprestando dinheiro para obras em outros países faz parte da iniciativa da “Nova Rota da Seda” do governo chinês.

⏳ Um pouco de história… No passado, o comércio entre Ásia e Europa desenvolveu muito países que estavam no meio do caminho da chamada Rota da Seda.

Centenas de anos depois, em 2013, Xi Jinping quer causar esse mesmo efeito, mas em países do mundo todo. A ideia é emprestar $ para o desenvolvimento e infraestrutura de países mais pobres.

Já foram, no mínimo, US$ 1,3 trilhão depositado em mais de 20 mil projetos em 165 países diferentes — o que representa 85% de todos os países do mundo.

"Soft power". Pense que a estratégia chinesa, mais do que ganhar dinheiro com o pagamento das dívidas, é aumentar a influência e a relação com os governos de outros países.

PS: Se você está se perguntando, a China investiu mais de US$ 70 bilhões em pelo menos 235 projetos no Brasil, principalmente em obras de energia elétrica, tecnologia e veículos.

Nenhum comentário: