sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Putin revive prêmio de Stalin para mulheres com 10 filhos, The News

MUNDO

(Imagem: Times | Reprodução)

“Mãe Heroína”. O presidente russo, Vladimir Putin, restaurou um prêmio apresentado pela primeira vez pelo líder soviético Joseph Stalin, destinado a incentivar as mulheres a ter mais filhos.

O título será concedido àqueles que “nascerem e criarem” 10 cidadãos russos, mas o prêmio de um milhão de rublos só é entregue depois que o décimo filho completar um ano.

E ainda tem outra condição: Todas as 10 crianças devem estar vivas, a menos que tenham morrido durante o serviço militar, oficial ou cívico, ou em um ataque terrorista.

Panorama geral 📉

Entre janeiro e maio, a população russa encolheu a uma taxa recorde de 86.000 pessoas por mês. Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, a diminuição chegou a quase 1 milhão de pessoas.

A população em idade ativa da Rússia vem diminuindo desde 2010 e o ataque da Ucrânia parece ter acelerado a tendência. Nas palavras de Putin, essa situação o assombra.

Pense que, no médio/longo prazo, haverá mais idosos — aposentados — do que pessoas economicamente ativas. Com isso, os gastos do governo aumentarão mais do que a capacidade de produção do país.

O que mais você precisa saber mundialmente falando?

Nenhum comentário: