quarta-feira, 15 de junho de 2022

Crescimento tímido, RF

 O estudo de mercado Todos os Vagões, realizado exclusivamente pela Revista Ferroviária, mostrou este ano acréscimo de 1.067 unidades, chegando a uma frota nacional de 121.660. Em 2021, o levantamento indicou 121.593 vagões. A principal responsável pelo aumento no período foi a Rumo, cujo número total de vagões passou de 31.374 para 32.402. O crescimento da frota, segundo a companhia, se deu por conta do início da operação da Malha Central (trecho entre Rio Verde a Estrela D’Oeste da Ferrovia Norte-Sul). Houve também uma alteração significativa entre os ativos das frotas própria e de clientes nas Operações Norte (Malhas Paulista e Norte), em função da extinção de arrendamentos. Na prática, parte do que foi contabilizado no ano passado como frota de clientes aparece esse ano como frota própria (ver tabelas).

A MRS também registrou crescimento da frota própria de vagões, que passou de 20.201 para 21.086 unidades. A maior parte dos novos vagões é do modelo hopper, o que está em linha com a estratégia da empresa de aumentar o volume de transporte de carga geral. Além das baixas comuns de um ano para outro, entre devoluções ou desvinculação de ativos, a empresa informou que acrescentou à frota no último ano 864 vagões gôndola (inox) GDT e 23 vagões plataforma PCT.


Locomotivas

Novas AC44i na via

Rumo e MRS adicionaram 56 locomotivas da Wabtec à frota própria entre 2021/2022

O levantamento Todas as Locomotivas, feito anualmente pela Revista Ferroviária, mostrou que houve crescimento da frota nacional. Entre março de 2021 e março de 2022, o número passou de 3.792 para 3.861 unidades. Rumo e MRS destacam-se entre as operadoras que mais adquiriram máquinas de tração no período. O estudo de mercado revelou também que a taxa de inatividade geral passou de 18,2% no ano passado para 21% em 2022.

Para a Operação Norte, que engloba as malhas Norte e Paulista, a Rumo comprou 28 novas locomotivas do modelo AC44, da Wabtec. Segundo a empresa, as aquisições visam atender a movimentação de todos os tipos de carga transportados pela ferrovia no trecho entre Rondonópolis (MT) a Santos.

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