quinta-feira, 24 de julho de 2025

Lula pede a PT e PSB que se articulem por chapas fortes para o Senado em 2026, FSP

 Fábio Zanini

São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao PT e ao PSB que montem uma estratégia conjunta para as eleições legislativas do ano que vem, com atenção especial ao Senado.

Presidente Lula durante encontro com representantes da cúpula do PSB em Brasília - João Campos no Instagram

A orientação foi dada em almoço nesta quarta-feira (23) no Palácio do Planalto com representantes das cúpulas das duas legendas.

Pelo PSB, participaram o presidente do partido, João Campos, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e o líder do partido na Câmara, Pedro Campos (PE). Pelo PT, esteve presente a ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais.

Na conversa, Lula reforçou que é prioritária uma estratégia para obter bancadas expressivas no Congresso. O Senado é um foco de preocupação especial por causa da atenção que o bolsonarismo está dando à Casa, onde tramitam processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ideia é que partidos da base aliada tenham uma coordenação para apresentarem candidaturas competitivas nos estados, sem dividir o eleitorado lulista.

PUBLICIDADE

Um diagnóstico dos presentes ao almoço foi a falta de candidatos fortes nas regiões Sul e Sudeste, enquanto no Nordeste o problema é o oposto: excesso de bons nomes em diferentes partidos, o que aumenta o risco de disputas dentro da esquerda.

Nenhum comentário: