A inflação nos EUA teve a maior aceleração no ano ao subir 0,3% em junho na comparação com o mês anterior. Em maio, o aumento dos preços havia sido de 0,1%. Com isso, o acumulado em 12 meses chega a 2,7%, ainda acima da meta de 2% estipulada pelo Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA).
A aceleração provavelmente marca o início de um crescimento da inflação induzido pelas tarifas criadas por Donald Trump para produtos que chegam aos EUA de vários países.
Na semana passada, Trump anunciou que tarifas mais altas entrarão em vigor em 1º de agosto para importações de ao menos 25 países, incluindo México, Japão, Canadá, Brasil e os integrantes da União Europeia. O Brasil ficará com a maior sobretaxa, com 50%.
Economistas disseram que a inflação demorou a reagir às taxas de importação anunciadas por Trump em abril porque as empresas ainda estavam vendendo o estoque acumulado antes da entrada em vigor das tarifas.
As leituras da inflação foram baixas de fevereiro a maio, o que levou Trump a exigir que o banco central dos EUA diminuísse os custos dos empréstimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário