terça-feira, 15 de julho de 2025

Inflação dos EUA tem maior aceleração no ano e atinge 2,7% em 12 meses, FSP

 

Lucia Mutikani
Washington | Reuters

inflação nos EUA teve a maior aceleração no ano ao subir 0,3% em junho na comparação com o mês anterior. Em maio, o aumento dos preços havia sido de 0,1%. Com isso, o acumulado em 12 meses chega a 2,7%, ainda acima da meta de 2% estipulada pelo Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA).

A aceleração provavelmente marca o início de um crescimento da inflação induzido pelas tarifas criadas por Donald Trump para produtos que chegam aos EUA de vários países.

A imagem mostra uma seção de supermercado com prateleiras organizadas. À esquerda, há várias caixas de produtos amarelos, possivelmente grãos ou cereais, com o preço de $5,43. No centro, há frascos de molho ou conservas em várias cores, e à direita, caixas de produtos laranja, com o preço de $4,94. Acima das prateleiras, há placas indicando os preços e a seção é bem iluminada.
Molhos e cereais são vendidos em supermercado nos EUA - Ronaldo Schemidt/AFP

Na semana passada, Trump anunciou que tarifas mais altas entrarão em vigor em 1º de agosto para importações de ao menos 25 países, incluindo México, Japão, Canadá, Brasil e os integrantes da União Europeia. O Brasil ficará com a maior sobretaxa, com 50%.

Economistas disseram que a inflação demorou a reagir às taxas de importação anunciadas por Trump em abril porque as empresas ainda estavam vendendo o estoque acumulado antes da entrada em vigor das tarifas.

As leituras da inflação foram baixas de fevereiro a maio, o que levou Trump a exigir que o banco central dos EUA diminuísse os custos dos empréstimos.


Nenhum comentário: