segunda-feira, 21 de julho de 2025

Conselheiro do TCE-SP atua como 'garoto-propaganda' de instituto de André Mendonça, FSP

 

São Paulo

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Maxwell Vieira tem atuado como uma espécie de garoto-propaganda nas redes sociais do instituto Iter, criado pelo ministro do STF André Mendonça, que foi padrinho de sua indicação à corte.

Em seu perfil no Instagram, que é fechado para seguidores, o conselheiro já fez ao menos 12 publicações com referência ao Iter, desde a sua posse no TCE em março deste ano. São postagens promovendo cursos e eventos realizados pelo instituto, fundado em 2023.

Nas postagens, Vieira aparece ao lado de políticos como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), na sede do instituto.

Um homem sorridente está vestido com uma toga preta e uma gravata amarela. Ele tem cabelo curto e grisalho, e está posando em um ambiente com janelas ao fundo, onde a luz natural entra. O homem parece estar em uma cerimônia ou evento formal.
Conselheiro Maxwell Borges Vieira, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - TCE-SP/Divulgação

Vieira também mostra imagens de palestras conduzidas por Mendonça. Uma delas, em Belo Horizonte, teve como tema o papel das instituições públicas nas reformas estruturais do Estado.

Neste encontro, realizado em 3 de junho deste ano, esteve presente a secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura de São Paulo, Natália Resende.

O Iter se apresenta como entidade dedicada à "formação de líderes e profissionais que farão a diferença".

Um dos seus cursos, "O Prefeito do Século 21", é descrito no portal do instituto como "ideal para prefeitos recém-eleitos ou reeleitos e membros da alta administração municipal". O custo de R$ 7.900 por aluno foi realizado em um único dia março deste ano na sede do Iter, em São Paulo.

Como conselheiro do TCE, Vieira tem como função fiscalizar os gastos e a administração das prefeituras paulistas.

Nos bastidores, colegas de Vieira no tribunal têm demonstrado incômodo com o comportamento. E também recordam que Vieira tem cumprido à risca o conselho do ministro do STF em discurso na posse do pupilo no TCE, em março deste ano.

"Seja grato às pessoas. Grato aos que passaram pela sua vida, aos que virão. Grato aos amigos e aos inimigos, que nos fazem crescer. Tenha uma atitude de gratidão", disse Mendonça, na ocasião.

Vieira, que atuou no Ministério do Desenvolvimento Regional no governo Jair Bolsonaro, foi indicado pela Alesp para uma vaga no TCE, após intenso lobby de Mendonça.

Falando em nome do conselheiro, o TCE afirmou em nota que "a Constituição Federal permite a participação de conselheiros em atividades acadêmicas, em qualquer Instituição de ensino".

Nenhum comentário: