sexta-feira, 11 de julho de 2025

Cinema do edifício Copan será reaberto, fsp

 

São Paulo

O cinema do Copan vai ser reaberto. Localizado no prédio que é um dos símbolos da cidade, projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Lemos, ele está há 40 anos sem funcionar. O síndico do edifício, Affonso Prazeres, não dá muitos detalhes sobre a obra de recuperação da sala de projeção, mas adianta que estão sendo realizadas reuniões com seus novos donos, cujos nomes ele não revela, e que a reinauguração deve acontecer em dois anos.

"A parte interna foi toda desfigurada e existem pendências judiciais que precisam ser resolvidas", explica Prazeres. A sala pertencia à Empresa Cinematográfica Haway e foi transferida nos anos 2000 para a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, dos bispos Estevam Hernandes e Sônia Hernandes. Foi mais um cinema da cidade que não resistiu ao avanço pentecostal.

Antigo Cine Copan
Antigo Cine Copan virou um templo, atualmente desativado, da Igreja Apostólica Renascer em Cristo - Vicente Vilardaga

A abertura do cinema aconteceu em agosto de 1970, quatro anos depois da inauguração do edifício, com o filme "007 A Serviço Secreto de Sua Majestade", com George Lazenby, que substituiu Sean Connery, e Telly Savalas. A sala, uma das mais luxuosas da cidade impressionava pelo gigantismo, conforto e visibilidade. Tinha 1.200 lugares e poltronas vermelhas de veludo, além de fazer projeções em 70 mm.

Com 1,87 mil metros quadrados de área útil, ela está instalada no térreo do prédio, onde há um grande espaço comercial, e fazia parte do projeto original do Copan. Encerrou sua atividade em 1986 e ficou fechada quinze anos para, posteriormente, passar para as mãos da igreja. Reabriu como templo da Renascer e funcionou dessa forma até 2008, quando a sala foi interditada pela Prefeitura por causa de irregularidades administrativas e na reforma do espaço. Permanece inoperante desde então. A igreja passou anos sem pagar taxas condominiais para o Copan.

Nenhum comentário: