O resultado das eleições 2022, com vitória apertada de Lula (PT) na disputa para a Presidência da República, mostrou o quanto o Brasil está dividido politicamente. O resultado foi o mais apertado desde a redemocratização –50,90% para o petista e 49,10% para Jair Bolsonaro (PL).
Se de um lado houve comemoração, uma parcela de bolsonaristas não aceitou a derrota e passou a fazer uma série de bloqueios em estradas pelo país desde a noite de domingo (30). Os manifestantes pedem golpe e alegam fraude nas eleições, o que não ocorreu.
O presidente ainda não se pronunciou sobre a derrota nas urnas, nem falou a respeito das manifestações, o que é lido em grupos radicais como pedido de resistência e golpe.
Enquanto isso, nas redes, o assunto rende discussões. Alguns usuários comparam as paralisações com a forma com que os apoiadores trataram a pandemia.
O Nordeste também entrou em pauta, já que a região foi responsável por grande parte dos votos em Lula, e desde então vem sendo atacada por bolsonaristas.
Após circular nas redes vídeos nos quais policiais rodoviários declaram apoio aos manifestantes, o Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou na noite desta segunda-feira (31) a liberação imediata das rodovias. Caso a medida seja descumprida, a determinação é multa de até R$ 100 mil por hora e o afastamento e até prisão do diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques.
Na internet, alguns comemoraram a medida. Será que agora irá sobrar vagas para os concurseiros de plantão?
Apesar da determinação de Moraes, na manhã desta terça-feira (1º) a maioria dos pontos bloqueados seguem com manifestantes. O que não faltam são relatos e imagens de como eles têm protestado – de pneus queimados na estrada, até simulação de atropelamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário