(GIF: The Hustle | Reprodução)
Enquanto as marcas fazem malabarismos para entenderem os padrões de consumo da geração Z, um público de renda bem expressiva — e que gasta 1,6 trilhão por ano no Brasil — parece não receber muita atenção.
- Apesar de representarem quase 20% da população brasileira, os idosos ainda são negligenciados como consumidores.
Em uma pesquisa, mais de 70% dos velhinhos afirmaram que reconhecem um despreparo nas lojas, e outros 65% disseram que elas não estão adequadas para atenderem às suas necessidades.
Mercado em crescimento
Com o aumento da longevidade no Brasil, as perspectivas são de que os idosos caminhem para representar quase a metade da população — correspondendo a 20% do consumo no país.
Além disso, o poder aquisitivo dos mais velhos costuma ser maior. Hoje, as pessoas com mais de 65 anos correspondem a 17% dos 5% mais ricos do país, e representam apenas 4% dos 40% mais pobres.
Pela carência do mercado, investir em estratégias que comuniquem com os idosos — seja na linguagem, na acessibilidade ou no marketing — gera um sentimento de acolhimento, e pode conquistar clientes extremamente fiéis.
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