quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Painéis solares transparentes podem ser as janelas do futuro - Além da Energia

 

Fonte: Além da Energia - 03.11.2022
Estados Unidos – A busca pelos edifícios net zero é uma possibilidade real com uma nova tendência de construção sustentável: o uso de painéis solares transparentes para substituir as janelas tradicionais com vidro. A informação é dos pesquisadores da Michigan State University (MSU), que desenvolveram um concentrador solar totalmente transparente em 2014. Com a tecnologia, quase toda folha de vidro ou janela poderia ser convertida em uma célula fotovoltaica.

Seis anos depois da iniciativa da MSU, cientistas nos Estados Unidos e na Europa alcançaram 100% de transparência para o vidro solar, abrindo a possibilidade de construir edifícios mais sustentáveis e, quem sabe, net zero. A tecnologia pode ainda transformar os usuários de energia em produtores.

Na prática, a energia solar transparente é uma tecnologia de ponta que capta e utiliza a energia luminosa por meio de janelas ou qualquer superfície de vidro, independentemente do ângulo. Tem o potencial de ser um divisor de águas em termos de ampliação do escopo da energia solar.

Em termos de engenharia, os pesquisadores criaram vários meios de tecnologia solar transparente. Em geral, porém, a maioria deles funciona mais como um concentrador solar transparente, o que significa que eles são feitos para absorver comprimentos de onda específicos de luz UV e infravermelha que não são visíveis a olho nu e transformá-los em energia capaz de alimentar eletrônicos.

Exemplos de uso de painéis solares transparentes

E há exemplos de aplicações reais, caso do projeto da Escola Internacional de Copenhague, que utiliza 12.000 painéis solares coloridos, mas claros, em todo o edifício. O resultado é uma produção de 200 MWh de energia anualmente, o que seria mais da metade da energia que o edifício consome.

Outra iniciativa é o Edifício de Ciências Biomédicas e Físicas, no campus da Michigan State University, que foi atualizado com a instalação de painéis de vidro solar transparente que estavam situados acima da entrada do edifício. Eles vão gerar eletricidade suficiente para alimentar a iluminação em seu átrio.

Entre os desafios, os especialistas apontam a necessidade de aumentar a eficiência, pois há uma troca de eficiência/transparência. Quanto mais transparente o painel, menos eficiente ele é, razão pela qual eles não substituem os painéis solares convencionais.

Nenhum comentário: