A Siemens Gamesa, que resulta da fusão dos negócios de energia eólica da Gamesa com os da alemã Siemens, acaba de lançar sua pá eólica reciclável.
As lâminas das turbinas costumam ser feitas de uma mistura de materiais como madeira, vidro e fibra de carbono, que torna a reutilização difícil e de alto custo após a vida útil das peças.
A companhia afirma que as primeiras pás recicláveis de 81 metros de comprimento estão sendo produzidas em sua fábrica na cidade de Aalborg, na Dinamarca.
Segundo a empresa, uma combinação de materiais é fundida com um novo tipo de resina que torna possível a separação dos componentes e a reutilização em novas aplicações.
com Mariana Grazini e Filipe Oliveira
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário