terça-feira, 14 de setembro de 2021

ESG = redução de custos, Por Heiko Hosomi Spitzeck. Época Negócios


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São Paulo - A grande promessa da discussão de ESG no mercado financeiro é um custo de capital mais barato. Empresas como a Suzano estão lançando sustainability-linked bonds com condições de financiamento mais atrativas. Porém, para a grande maioria das empresas que estão começando sua jornada de ESG, focar na redução de custos é mais atrativo.

Nas minhas aulas gosto de brincar: “Levanta a mão se você não quer reduzir custos.” Obviamente nunca ninguém levantou a mão. Reduzir custos e aumentar a eficiência são bem-vistos em qualquer empresa, de PMEs até multinacionais. Sobretudo quando uma empresa ainda está no começo da sua jornada ESG e tem várias oportunidades de reduzir custos. Quer alguns exemplos?

Reduzindo custos via eficiência energética

Anos atrás, um intraempreendedor no Walmart sugeriu implementar claraboias. Nos cálculos dele, deixar a luz natural entrar na loja tinha um potencial de reduzir custos de iluminação entre 20-30% dependendo do local. O payback do projeto era menos que 6 meses. Deu certo e o marketing do Walmart aproveitou o projeto para substanciar a narrativa de que a empresa é sustentável, falando do uso de “Smart Sky Lights” e dos benefícios de evitar a emissão de gases de efeito estufa. A Clariant – empresa química baseada na Suiça – investiu numa campanha de eficiência energética e em aplicativos para economizar energia e conseguiu reduzir custos anuais de R$ 10 milhões. O Grupo Casino, dono do Pão de Açúcar, criou uma empresa chamada GreenYellow que ajuda supermercados na transição energética, colocando iluminação LED e portas nas geladeiras (você deixa sua geladeira aberta em casa?). A empresa tinha um crescimento de 77% faturando R$ 166 milhões em 2020 – só com gestão de uso de energia. Então, se a conta de energia é significante no seu negócio, faz o seguinte: investe em eficiência energética e começa a comunicar que sua empresa está reduzindo emissões. É ganha-ganha. A mesma lógica pode ser aplicada para outros insumos significantes que você usa na produção.

Reduzindo custos com atração e retenção de talentos

Meu colega na Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente, brinca: “No Brasil, contratar é caro, treinar é caro e desligar é caro”. Ter uma causa, ou até um propósito, além de gerar lucro é cada vez mais um motivador para atração e retenção de talentos – uma questão particularmente relevante para empresas de serviços. A Natura, por exemplo, tem tido a metade da rotatividade voluntária dos colaboradores em comparação com outras empresas do setor de saúde e beleza.

Reduzindo custos com multas e processos jurídicos

Outro ponto de redução de custos pode ser a revisão de multas e processos jurídicos. Quanto a empresa está gastando para se defender frente a ações trabalhistas, impactos ambientais ou reclamações da comunidade? Muitas vezes vale o investimento e mudar a prática de gestão, que resulta numa redução de processos litigiosos com economia em multas e despesas com escritórios de advocacia.

Para empresas que estão começando sua jornada em ESG, há benefícios fáceis de se obter olhando para os maiores blocos de custos da operação. Gasta muito com alguns insumos? Procure caminhos de aumentar a eficiência de uso desses recursos – energia normalmente é um bom ponto de partida e tem efeitos colaterais desejáveis na redução de emissões. Você gasta muito com pessoas? Aí se pergunta: Quais são os anseios dessas pessoas? Como criar um ambiente mais atrativo? Investimentos na melhora do clima organizacional podem render custos mais baixos na atração e retenção de talentos. Focar nos custos pode facilitar seu argumento de “venda” na liderança da organização e motivar sua organização a começar a trabalhar questões de ESG na prática. E quem sabe, continuando esse caminho, algum dia você também se tornará elegível para um financiamento ESG com taxas mais atrativas.

 

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