Além da usina em Sinop (foto), grupo de origem paraguaia também possui uma unidade em Nova Mutum (MT) e planeja sua terceira planta em Dourados (MS)
Ontem, 27, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou que a unidade da Inpasa em Sinop (MT) opere sua planta industrial ampliada. Com isso, a usina que produz etanol feito de milho passa ser a maior em capacidade instalada do país.
O potencial diário da Inpasa saiu de 1,75 milhões de litros de etanol anidro e o mesmo volume de hidratado para 3 milhões de cada tipo de biocombustível.
Até então, a unidade que ocupava a primeira posição no ranking de capacidade de produção de etanol era a usina Sorriso, da FS Bioenergia. Também atuando com etanol de milho em Mato Grosso, ela consegue produzir até 2,5 milhões de litros de anidro e 2,6 milhões de hidratado por dia.
Em um comunicado que incluía também o início das operações em uma produtora de biometano de aterro sanitário estruturada pela empresa Zeg Biogás e Energia, a ANP afirmou que as novas autorizações “poderão auxiliar no avanço do país com relação a uma matriz energética mais limpa e renovável”.
De acordo com a Inpasa, o “grupo já é classificado como o maior da América Latina” e, agora, estaria se consolidando como o maior produtor de etanol do país. Em fevereiro, a companhia anunciou seus planos para uma usina de etanol de milho em Dourados (MS), onde estão previstos investimentos de R$ 500 milhões.
Lucas Vasconcelos – NovaCana
Nenhum comentário:
Postar um comentário