quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

'Verdade Oculta' é uma das melhores séries de 2025, FSP

 Só agora em janeiro assisti a uma das melhores séries de 2025, "Verdade Oculta", lançada no Brasil pela Disney+, sem grande alarde, em dezembro passado.


Criada por Sterlin Harjo, a dramédia se passa em Tulsa, segunda maior cidade de Oklahoma, e traz Ethan Hawke como protagonista. Ele interpreta Lee Raybon, um "historiador da verdade" ("truthstorian"), uma espécie de jornalista independente, dedicado a revelar tramoias, golpes e crimes que a grande mídia evita investigar.

O título original da série, "The Lowdown", se refere a uma gíria usada por jornalistas. É um substantivo que significa "os fatos essenciais" ou "as informações inéditas" sobre um determinado assunto. Como adjetivo, "lowdown" descreve alguém ou algo desprezível.

Cartaz da série 'Verdade Oculta'
Cartaz da série 'Verdade Oculta' - Divulgação


A série gira em torno da investigação sobre o suicídio de um ricaço de Tulsa, irmão de um candidato a governador do Estado. Desconfiado de que haja algo criminoso por trás dessa morte, Raybon se envolve em inúmeras confusões e toma várias surras, seguidamente, enquanto vai conectando os fios da trama, que envolvem especulação imobiliária, supremacistas brancos e alguns assassinatos.

A atmosfera lembra um pouco "Fargo", a série, com vilões cartunescos, capangas ignorantes e assistentes do herói trapalhões. O protagonista ganha a vida com uma livraria que vende obras raras e se orgulha de escrever para uma revista que publica reportagens longas.

Lee Raybon faz pensar em Hunter S. Thompson (1937-2005), o jornalista gonzo, que trabalhava chapado, interpretado por Johnny Depp em "Medo e Delírio em Las Vegas" (1998). Mas o personagem é livremente inspirado em Lee Roy Chapman (1969-2015), um historiador e ativista que publicou vários artigos sobre a história não contada de Oklahoma.

Hawke se entrega ao papel com enorme prazer. Está ótimo. Também merecem destaque Keith David como Marty Brunner, um detetive particular, a serviço do político Donald Washberg, vivido por Kyle MacLachlan, o eterno agente Dale Cooper de "Twin Peaks". Peter Hayden Dinklage aparece em um dos oito episódios como ex-sócio de Raybon.

Ethan Hawke em Nova York na estreia de 'Verdade Oculta' - Jamie McCarthy - 18.set.25/Getty Images via AFP


Hoje a segunda maior cidade de Oklahoma, Tulsa acumula um histórico de tensões e violências contra indígenas e negros. A cidade foi fundada no século 19 sobre um assentamento das etnias creek, kickapoo e osage, que posteriormente foram removidas a força de suas terras. Também foi lar de uma próspera comunidade negra, vítima de um massacre racial em 1921.

Antes de "Verdade Oculta", esse violento e tumultuado passado de Tulsa já havia sido evocado em algumas importantes produções audiovisuais.

A minissérie "Watchmen", exibida em 2019, que tirou inspiração da célebre HQ de Alan Moore e David Gibbons, relembra em detalhes a chacina de 1921. Vencedora de 11 prêmios Emmy, a produção da HBO deu nova visibilidade ao conflito racial, que teve início sob o pretexto de punir um homem negro que teria violentado uma mulher branca.

Jeremy Irons em cena de 'Watchmen' - Divulgação


Igualmente premiada, "Reservation Dogs", ambientada na zona rural de Oklahoma, foi a primeira série americana a apresentar roteiristas, diretores e um elenco quase inteiramente formado por indígenas.

A produção coloca em primeiro plano quatro adolescentes, que buscam se equilibrar entre o respeito à própria herança cultural e o desejo de se aventurar fora dos limites da reserva onde vivem. Criada por Sterlin Harjo, o mesmo de "The Lowdown", e Taika Waititi, a série de 2021 tem três temporadas, disponíveis no Disney +.

Sterlin Harjo, cocriador da série 'Reservation Dogs' - Jeremy Dennis - 16.dez.21/NYT


Lançada nos EUA em setembro, "Verdade Oculta" dialoga bastante com essas duas produções. Uma segunda temporada já foi encomendada. Recomendo muito.

Nenhum comentário: