Carlo Ancelotti, 66 anos, italiano, treinador da seleção brasileira, está falando português muito bem. Superprofissional, acha de sua obrigação aprender a se comunicar com a equipe que veio treinar e com o povo que o acolheu. E faz isso há tanto tempo que domina também espanhol, francês, inglês e alemão, outras línguas de sua vitoriosa carreira. Bem diferente do rústico Abel Ferreira, que, há anos no Brasil, ainda espuma ao falar "equipa" (equipe), "época" (temporada), "primeira parte" (primeiro tempo) e jogador "fresco" (descansado). Não se passa pelo jargão do colonizado.
Ancelotti parece fluente nas firulas da comunicação tática, técnica, física, operacional e administrativa. Mas como estará sua relação com os torcedores que encontra fora das dependências do trabalho e falam com ele? O que entenderá quando um deles se referir à bola que bateu onde a coruja dorme —como vai saber que é a intersecção da trave com o travessão? E se um deles lhe disser que o Brasil tem de se cuidar contra as zebras no Mundial? E como vai saber o que é cabeça de bagre, caçar borboleta, cama de gato, carrapato, cavalo paraguaio, drible da vaca, dar um peixinho, engolir um frango, jogador bichado e outras estranhas relações do futebol com o mundo animal?
Já saberá o que é açougueiro, armandinho, balão, banheira, bicicleta, caneta, carrinho, cartola, catimba, chocolate, chuveirinho, esticão, ferrolho, fominha, ladrão, pipoqueiro, tapetão, treta, trivela? E arquibaldo, geraldino e macário, imortais criações de Washington Rodrigues, o Apolinho? E cai-cai, carregador de piano, folha-seca, gol de placa, lei do ex, linha burra, maria-chuteira, mão de alface, na gaveta, nas nuvens, pé murcho, perna de pau, um-dois, zona do agrião e quem não faz leva?
E abrir o bico, amarelar, cavar uma falta, comer a bola, dar de bandeja, dar um lençol, devolver quadrada, entortar, fazer cera, ganhar o bicho, isolar e partir para o abraço?
Não duvido. Ancelotti logo vai aprender tudo isso. Futebol também se joga com a boca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário