domingo, 24 de agosto de 2025

O genoma social, Hélio Schwartsman - FSP

 Confrontos produtivos de ideias e o avanço da ciência podem ocorrer mesmo em ambientes ideologicamente carregados. Um bom exemplo disso é o debate "nature vs. nurture" (natureza contra criação).

Até um par de décadas atrás, a contenda servia como teste ideológico. Quem afirmasse que genes eram importantes para definir as características de uma pessoa era considerado de direita. O pessoal da esquerda defendia que eram variáveis ambientais, como alimentaçãoeducação etc., que explicavam o indivíduo.

Apesar do ruído de fundo, a discussão racional não parou e vai surgindo um novo consenso: genes e ambiente são ambos importantes e também são inextrincáveis. Genes influem em qual ambiente uma pessoa escolherá viver e ambientes influem sobre quais serão as características genéricas que favorecerão (ou prejudicarão) uma pessoa.

A imagem ilustra uma cena em um pátio escolar. No fundo, um grupo de meninos está jogando basquete. À frente, um grupo de estudantes está sentado em mesas, com algumas meninas tocando violão e outras desenhando. Há também um grupo de alunos lendo e conversando. O ambiente é iluminado, com janelas grandes ao fundo e um céu azul visível.
Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman, esta que será publicada também na versão impressa da Folha deste domingo (24 de agosto de 2025) - Annette Schwartsman/Folhapress

"The Social Genome", de Dalton Conley, é mais um bom livro que tenta mostrar como ocorre essa complexa dança entre genes e ambiente, entre nature e nurture.

O autor começa na genética molecular, mais especificamente nos PGIs, os índices poligênicos, que permitem estimar predisposições genéticas para certos traços ou doenças, e os utiliza como ferramenta para reanalisar categorias sociológicas, como nível de instrução, classe social, expectativa de vida etc.

Uma das chaves explicativas do livro é a noção de homofilia, que é a tendência das pessoas de procurarem seus semelhantes. Se você gosta de estudar, se associará, na escola, a um grupo de colegas que também goste de estudar, o que provavelmente exacerbará sua predisposição inicial para o estudo. Isso vale não só para estudo, mas para várias outras características, incluindo hábito de fumar, peso corporal etc., que impactam sobre outras características, como renda, saúde e por aí vai.

Um dos achados intrigantes e contraintuitivos que Conley mostra no livro é que amigos têm entre si maior similaridade genética do que com indivíduos escolhidos ao acaso. É como se fossem pelo menos primos em quarto grau.


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