sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Locomotivas a vapor e a diesel voltam a viajar pelos trilhos da Sorocabana ,FSP

 

Vitória

Ferrovia importante para o desenvolvimento econômico de Sorocaba e de parte do interior paulista, a Sorocabana voltou a ter trens transportando passageiros em seus trilhos.

Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária colocou em agosto na ferrovia locomotivas recuperadas por ela para celebrar o aniversário de 371 anos de Sorocaba, que ocorre nesta sexta-feira (15).

A imagem mostra uma locomotiva a vapor em funcionamento, com vapor saindo de sua chaminé. O sol brilha atrás da locomotiva, criando um efeito de luz intensa. O céu é azul e há algumas nuvens. A locomotiva está posicionada em uma plataforma, e o chão é de pedras. A cena transmite uma sensação de movimento e energia.
Locomotiva a vapor 58, fabricada em 1891 e utilizada pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária - Divulgação

As viagens começaram no início do mês e voltarão a acontecer nesta sexta, com uma locomotiva a vapor, a tradicional maria-fumaça, e sábado (16), com uma locomotiva a diesel.

A maria-fumaça Baldwin, de número 58 e fabricada em 1891, fará passeios às 10h30 e 14h30 nesta sexta, com bilhete gratuito. Já o trem movido a diesel, batizado de Trem dos Operários, tem partidas programadas para as 11h, 14h e 15h30 e, além da viagem, haverá uma visita monitorada ao Museu da Tecelagem.

O local preserva a história da antiga Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência, de 1892. O Trem dos Operários cobra R$ 30 por passageiro, valor que é utilizado pelo movimento para auxiliar no custeio dos reparos dos carros de passageiros e locomotivas. Crianças de até seis anos, viajando no colo de um adulto, não pagam.

De acordo com Eric Mantuan, representante da associação sorocabana, o trem fará um trajeto de dois quilômetros até o local da antiga estação da Vila Assis, passando pela ponte do rio Sorocaba, que tem extensão de 103 metros. A estação pertenceu à Estrada de Ferro Elétrica Votorantim.

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ACERVO VARIADO

O Centro de Memória Ferroviária mantido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária exibe aos frequentadores um acervo variado de locomotivas e vagões que foram recuperados nos últimos anos e escaparam de virar sucata.

A maria-fumaça 58 atendeu a própria Sorocabana no passado, enquanto outra do acervo, mais moderna, é elétrica, foi produzida em 1948 pela General Eletric e leva o número 2041.

São só dois exemplos de uma coleção que contempla ainda outras locomotivas: diesel-mecânica Whitcomb (1942), diesel-elétricas GE/Caterpillar e GE/Cooper Bessemer (1948), LEW (1968) e elétrica Westinghouse (1948), além de carros de passageiros de luxo ou superluxo fabricados entre 1951 e 1963 para operação na Sorocabana.

A Whitcomb, de 1942, chama a atenção pelo tamanho, muito diferente do habitualmente imaginado de uma locomotiva. Pequena, ela servirá como apoio operacional à maria-fumaça 58 no futuro Trem dos Operários, que percorrerá o trecho entre Sorocaba e Votorantim.

A locomotiva, que pertenceu no passado à própria Estrada de Ferro Sorocabana, foi restaurada após 18 meses de trabalhos, depois de a entidade receber patrocínio de uma empresa fornecedora de componentes, rolamentos e sistemas de alta precisão.

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