quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Financiar o carro vai ficar mais barato?,The news

 

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

Pode ser que sim. A Câmara passou um projeto que muda as regras do uso de bens — imóveis, veículos — como garantia para empréstimos e pode diminuir o custo de financiamento de carros.

Dando um stepback… Os bancos cobram taxas mais altas de juros porque sabem que vão levar calote de alguns clientes. A ideia é que a taxa mais alta compense essa perda.

A grande virada de chave: O chamado Marco Legal das Garantias determina que um banco não precisa mais entrar na Justiça quando leva calote do financiamento. Através do cartório, já resolve o problema.

  • Pense que isso dá bem mais garantia aos bancos de que, se levar calote de alguma cliente, poderá rapidamente recuperar e ter esse patrimônio. Assim, a tendência é que eles cobrem menores taxas.

Além disso, a MP traz outras novidades, como usar a casa e a Previdência Privada como garantia ao pegar empréstimos. No fim do dia, a tendência é aquecer o setor e a economia.

PS: O texto já passou pelo Senado e está de segunda viagem na Câmara, por ter sofrido alterações. Agora, ele vai direto para o Lula sancionar.

Nenhum comentário: