17/10/2023 16:57 | Sessão Solene | Claus Oliveira - Foto: Rodrigo Costa e Rodrigo Romeo
Os deputados estaduais Eduardo Suplicy (PT) e Barros Munhoz (PSDB) - 82 e 78 anos de idade, respectivamente - foram condecorados nesta segunda-feira (16) com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, maior honraria da Alesp. A solenidade reuniu políticos de vários partidos e familiares dos dois homenageados.
Com 44 anos de vida pública, Suplicy recebeu a homenagem por iniciativa de Munhoz. Já o deputado do PSDB, com 48 anos de estrada na política, foi surpreendido pelo presidente da Alesp, André do Prado, ao saber que também receberia a homenagem.
"Duas personalidades que prestam relevantes serviços para nossa sociedade. Todos reconhecem [isso]" frisou André do Prado. "Muito obrigado por vocês fazerem parte deste estado, deste país, e pelo legado que deixarão", complementou o chefe do Legislativo Paulista.
Líderes partidários, Paulo Fiorilo (PT) e Vinícius Camarinha (PSDB), exaltaram qualidades políticas de Suplicy e Munhoz. "Um político vocacionado que cuida do jardim de todo mundo", disse Fiorilo ao colega de legenda. "Dois gigantes que servem de inspiração para nós", enfatizou Camarinha sobre a dupla.
Já os filhos dos homenageados endossaram características pessoais dos pais políticos. André Suplicy ressaltou a "garra e força de vontade na luta pela redução da pobreza e da desigualdade social". Por seu lado, Luis Henrique Munhoz sublinhou a dedicação integral à causa pública, "buscando melhorar a vida das pessoas".
Renda básica
Na entrega do Colar do Mérito Legislativo, Eduardo Suplicy renovou o compromisso pela universalização da renda básica de cidadania. Principal bandeira do parlamentar paulista, essa política pública foi instituída no Brasil através da Lei 10.835/04, quando Suplicy era senador da República por São Paulo.
Agora, Suplicy defende o processo gradual e progressivo para que o benefício chegue a todos os brasileiros, sem condicionantes de renda, como ocorre com o Bolsa Família - programa inspirado na Lei de Suplicy. "Com isso, eliminamos qualquer sentimento de vergonha, estigma e toda burocracia em se ter que saber quanto cada um ganha", relatou.
Surpresa
Surpreso com a homenagem a si, Barros Munhoz recordou uma das frases mais usadas por ele na Alesp, onde exerce o sétimo mandato. "Sinto-me gratificado. Valeu a pena a caminhada e vai continuar valendo, porque a política é a mais sórdida das profissões, mas é a mais nobre das artes", finalizou.
Fizeram parte da solenidade, o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, e o defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Júnior. Na mesa da sessão solene, a deputada estadual Marina Helou (Rede) representou os quase 50 deputados que subscreverem a homenagem a Eduardo Suplicy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário