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As locomotivas vão operar no escoamento de cargas do agronegócio, siderurgia e produtos industrializados para os portos de Tubarão, no Espírito Santo, e o Tiplam, no litoral santista. “Nos últimos anos temos atuado forte para modernizar a frota de locomotivas da FCA com o objetivo de gerar mais capacidade de atendimento para escoar cargas na ferrovia. Nesses lotes contamos com máquinas modernas e produzidas no país. Iniciativas como essa estimulam a indústria nacional, além de tornar nossas atividades mais sustentáveis e econômicas”, destaca Gustavo Serrão, diretor de Operações Ferroviárias.
Na fábrica da GE, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, 11 locomotivas modelo ES43 BBi – primeiras unidades desse modelo na FCA – vão entrar na operação entre agosto e outubro. Após os testes, elas vão seguir com carga para o corredor Centro-Sudeste, no interior de São Paulo.
As ES43 BBi, que têm potência de 4.300 HP, contam com tração de corrente alternada, controle de eixo individual e motor diesel Evolution. Cada máquina tem 24,7 metros de comprimento, pesa 196 toneladas e uma composição com duas locomotivas pode tracionar até 82 vagões carregados (equivalente a cerca de 240 caminhões). As novas locomotivas vão atender ao fluxo de açúcar entre o Terminal Integrador em Guará e o Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita), no porto de Santos.
Já as 15 locomotivas SD70 BB da Progress Rail – modelo já amplamente utilizado na Ferrovia Centro-Atlântica – vão rodar também no corredor Centro-Leste. Essa rota conecta cargas do agronegócio ao Complexo de Tubarão, em Vitória, e atende demandas da siderurgia, entre outros setores. A entrega desse lote começou em março deste ano e terminará em abril de 2019. As máquinas têm 24 metros de comprimento, potência de 4400 HP, pesam 196 toneladas e uma composição com três locomotivas pode tracionar até 90 vagões carregados (equivalente a cerca de 270 caminhões).
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