Negociação de peso. A Ford e o governo da Bahia fecharam um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari. Com isso, o local — que produzia modelos como Ka e Ecosport — passa a ser do estado.
- A Ford já tinha encerrado a operação na fábrica em 2021, mas ainda não tinha chegado em um acordo de preço com a nova ocupante.
Por que isso é importante? Essa negociação pode, enfim, dar espaço à montadora chinesa BYD na Bahia, que pretende abrir três fábricas no estado, voltadas à produção de carros, ônibus elétricos e caminhões.
No final do ano passado, a BYD tinha assinado um protocolo para instalar esses locais de produção. Mas, de qualquer forma, começar com uma fábrica que já está pronta agiliza muito o processo.
Os impactos: Com a chegada da empresa chinesa, a previsão é de quase 5 mil empregos e mais de R$ 3 bilhões de investimentos na Bahia.
- Segundo a BYD, esse complexo em Camaraçi vai produzir cerca de 150 mil automóveis — híbridos e elétricos — ao ano.
Inclusive, ainda que a marca não esteja na “boca do povo” brasileiro, ela já tem uma presença forte no país. Com mais de 20 concessionárias, a BYD ultrapassou a JAC Motors no mercado nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário