terça-feira, 19 de julho de 2022

Defensoria Pública de SP começa a oferecer assistência jurídica a policiais, SBT News

 


Tem direito ao benefício agentes acusados por atos praticados em serviço ou de folga que possuam vínculo com a atuação policial | Reprodução

Tem direito ao benefício agentes acusados por atos praticados em serviço ou de folga que possuam vínculo com a atuação policial | Reprodução

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo começou, nesta 3ª feira (19.jul), a oferecer assistência jurídica para policiais militares e civis em processos que tenham ligação com o exercício da profissão. A medida foi implementada por meio da assinatura de um convênio pelo governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), pela manhã. O tucano classificou o anúncio como uma "conquista justa" dos policiais do estado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Tem direito ao benefício os agentes acusados por atos praticados em serviço ou de folga. Entre esses atos, homicídio doloso tentado ou consumado; lesão corporal grave ou seguida de morte; abuso de autoridade; tortura; e fuga de pessoa presa. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), eles representam 95% das acusações contra policiais.

Para atender as demandas dos agentes, a SSP e a Defensoria Pública estabelecerão um fluxo. O Executivo estadual reforça que o benefício é opcional. Policiais em formação que participam de operações de segurança também podem solicitar a assistência jurídica gratuita a partir de agora.

Antes da assinatura do convênio, a Defensoria Pública vinha defendendo os PMs apenas nos plantões do Tribunal de Justiça Militar ou quando o Poder Judiciário indicava - isto valia para os policiais civis também.

Nenhum comentário: