segunda-feira, 24 de junho de 2024

O potencial nacional do biometano para uma dupla descarbonização, EPBR

 Na natureza, o lixo é considerado um erro de design. Assim, um dos principais caminhos da descarbonização é dar ênfase à economia circular, utilizando resíduos de certos processos como meios de retornar ao início, reduzindo o consumo de novos insumos.

Esse é o caso das emissões de metano, que representam cerca de 20% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Principalmente localizada no setor agropecuário, as emissões de metano não são diretamente ligadas ao transporte, mas são oportunidade ímpar para também descarbonizar essa aplicação, principalmente os veículos pesados.

Importância da captura e uso do metano

Praticamente, todo resíduo orgânico quando se decompõe, passa por um processo de biodigestão que libera biogás. Esse biogás é rico em metano, cerca de 60%. Sendo de fonte biogênica, esse metano é chamado de biometano.

Esse processo acontece nos lixões próximo às cidades, nos dejetos de animais, nos resíduos agrícolas como cascas, folhas e galhos, e também em outros processos fermentativos como o caso da produção de etanol com a vinhaça.

O gás metano quando emitido na atmosfera representa de 25 a 34 vezes maior efeito estufa do que o gás carbônico. Por isso, uma ação mitigadora da emissão de metano é queimá-lo antes de lançá-lo na atmosfera.

Estações de tratamento de esgoto e lixões já praticam essa ação. Isso é capaz de reduzir praticamente 90% das emissões de gases de efeito estufa. Por sua vez, isso significa descartar a energia dessa queima sem gerar trabalho útil.

Então, capturar esse gás e utilizá-lo como combustível em um veículo, é uma ação de dupla descarbonização, pois ainda diminui o consumo de combustível fóssil.

Biometano vs. Diesel

Comparado a um veículo diesel, o uso de metano é capaz de gerar uma descarbonização significativa comparada com o diesel. No caso do metano fóssil, gás natural, a descarbonização é da ordem de 21 a 25%. Já com o Biometano, versão renovável do metano, a redução é da ordem de 95%.

Caso a região de troca do combustível seja distante da produção de diesel, a pegada de carbono do biometano pode ser negativa, isto é, evitando mais emissão de CO2 do que emitindo diretamente.

Segundo estudo da Abiogás, o volume de produção de metano de matéria orgânica no Brasil, se capturado, teria o poder energético de substituir 70% do consumo de diesel no país. Note que mais de 20% do consumo de diesel no Brasil é através de diesel importado.

Por isso, o biogás ganhou o apelido de “pré-sal caipira”. E ainda é interessante mencionar que o poder energético do metano, 55 MJ/kg, é maior do que do diesel, 46 MJ/kg, proporcionando máquinas de tamanho equivalentes capazes de entregar a mesma potência e torque. Isso facilita a integração em veículos em série, pois sua utilização não requer um motor de tamanho maior do que o original.

Há um certo tempo atrás, havia uma falsa percepção de que motor a gás natural, versão fóssil do metano, gerava perda de potência e torque comparado com o motor original diesel. Isso veio de processos de modificação de um motor diesel sem qualquer adaptação ou otimização para que ele rodasse com gás natural.

Em um motor de mesmo tamanho com otimização da câmara de combustão, taxa de compressão, sistema de injeção e cabeçote, é possível alcançar mesma potência e torque sem a necessidade de aumentar o tamanho do motor.

A combustão do biometano é equivalente ao gás natural, sendo que o motor é o mesmo e capaz de utilizar os dois combustíveis sem qualquer necessidade de adaptação em hardware. Assim, o gás natural tem papel chave no caminho de promoção do uso do biometano enquanto cresce a oferta desse combustível com as instalações das usinas que o produzem.

Além de entregar mesma potência e torque do diesel, o biometano apresenta uma vantagem ambiental interessante na extrema redução de emissões de particulado, excelente para a circulação em cidades. E ainda o motor a biometano apresenta redução sensível de ruído, cerca de 20%.

Sobre autonomia, o número de tanques define a autonomia pretendida. Usualmente um veículo pesado apresentará com biometano comprimido cerca de 400 km de autonomia para veículos rodoviários. Em veículos urbanos, como ônibus, autonomia de 250 km é suficiente para cobrir mais de 95% das viagens diárias por veículo nas capitais brasileiras.

Não há preocupação com tempo de abastecimento, pois em sistemas comuns, o tempo de completar um tanque do zero para uma autonomia de 400km é inferior a 15 minutos.

Potencial brasileiro de biometano por fonte de insumos e por região (Fonte: Abiogás)

O custo de operação é outra vantagem interessante. Ao se utilizar o gás natural em substituição ao diesel, o ganho nos custos operacionais é da ordem de 15%. Já o biometano é dependente da fonte. Quando o usuário também é o produtor de biometano, os ganhos operacionais podem ser muito maiores. É o lixo se tornando riqueza ao mesmo tempo que proporciona sustentabilidade com viabilidade econômica.

Este artigo expressa exclusivamente a posição do autor e não necessariamente da instituição para a qual trabalha ou está vinculado.


André Ferrarese, diretor de P&D da Tupy e representante do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil – MBCB (Foto: Divulgação)
André Ferrarese

André Ferrarese é diretor de P&D da Tupy, multinacional do segmento de metalurgia e representante do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil – MBCB.

domingo, 23 de junho de 2024

Falas de Lula contra BC fazem alegria de quem fatura com dólar alto ,Elio Gaspari ,FSP

 Se Lula tivesse dispensado o público de sua última catilinária contra Roberto Campos Neto, é provável que a última reunião do Copom tivesse mantido a taxa de juros em 10,5% ao ano sem a goleada de 9 a 0.

Lula gosta de atribuir os humores do mercado à ação de especuladores. Alguém precisa avisá-lo que falas contra o Banco Central fazem a alegria de quem fatura com a alta do dólar.

A imagem mostra dois homens sentados lado a lado, ambos usando ternos escuros e gravatas. O homem à esquerda tem cabelo grisalho e está olhando para frente, enquanto o homem à direita está com a mão no rosto, parecendo pensativo. O fundo é de madeira escura.
O presidente do BC, Roberto Campos Neto, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião no Palácio do Planalto - Ueslei Marcelino - 23.nov.23/Reuters

RONALDO CAIADO NA PISTA

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, está na pista para a sucessão presidencial de 2026. Num só dia ele é capaz de descer no Ceará e em Santa Catarina.

Caiado carrega consigo um patrimônio eleitoral do agronegócio e, pela sua agenda de hoje, quer ser um candidato com foco na segurança pública.

ETIQUETA E COMPOSTURA

Lula deveria criar uma força-tarefa de diplomatas para ensinar aos hierarcas de seu governo que, dependendo da lista de convidados, eles não podem ir embora de eventos de que participam como anfitriões. Em todos os casos, é falta de educação. Em alguns, chega a ser insultuoso.

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A TEMER O QUE É DE TEMER

A boa notícia é que o PT e o senador Sergio Moro estão falando em "pacificação". A eles soma-se o ex-governador de São Paulo, João Doria, que passou pela política sem nunca ter esticado a corda.

É justo reconhecer que essa atitude foi a marca registrada de Michel Temer, antes, durante e depois de sua passagem pela Presidência da República.

Lula caminha para um vespeiro com revisão na previdência dos militares , Elio Gaspari ,FSP

  EDIÇÃO IMPRESSA

De boas intenções, o reino de Asmodeu está cheio. Com a melhor das intenções, o governo de Dilma Rousseff criou a Comissão Nacional da Verdade. Ela resultou num relatório repetitivo, capenga e superficial.

Listou o brigadeiro Eduardo Gomes, ministro da Aeronáutica de 1965 e 1967, entre os militares responsabilizados pela prática de torturas, colocando-o na companhia de assassinos que executaram prisioneiros que atenderam a convites oficiais da tropa.

Onde? Nas matas do Araguaia de outubro de 1973 a outubro de 1974. Essa e outras insensibilidades jogaram um parte da oficialidade no colo do ex-capitão Jair Bolsonaro.

A imagem mostra uma cerimônia militar com várias autoridades em destaque. Alguns dos homens estão fardados e fazendo a saudação militar, enquanto outros estão de terno. O fundo parece ser uma estrutura coberta, possivelmente um palco ou tribuna.
Comandantes das Forças Armadas prestam continência ao presidente Lula (PT) - Gabriela Biló - 19.abr.24/Folhapress

Agora Lula 3.0 caminha para uma revisão na previdência dos militares. Trata-se de um vespeiro. Os inativos custam R$ 31,2 bilhões e os militares na ativa custam R$ 32,4 bilhões. Há penduricalhos e abusos, mas tudo gira em torno de uma realidade: os militares brasileiros ganham pouco.

Faz tempo, quando um general da intimidade do presidente Ernesto Geisel reclamou, comparando seu salário com o de um paisano, ouviu: "Você é realmente muito burro, entrou para o Exército para ganhar bem?"

Um general brasileiro vai para a reserva, depois de pelo menos 35 anos de serviços bem avaliados, com R$ 37 mil de salário. É pouco e essa anomalia estimula governantes a criar as tenebrosas boquinhas para oficiais amigos. Num caso, um general na reserva recebia menos de R$ 20 mil líquidos e reclamava, mas não mencionava a boquinha pela qual passara, rendendo mais de R$ 50 mil mensais.

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Pode-se mexer nesse vespeiro desde que fique claro que as mudanças tornarão o sistema mais transparente e justo. Parece impossível, mas o marechal Castello Branco fez uma reforma profunda no sistema de aposentadoria dos militares, modernizou as Forças e acabou com aquilo que ele chamava de os generais chineses. Seu amigo Oswaldo Cordeiro de Farias ficou 23 anos no generalato.

Era possível que um general de quatro estrelas ficasse mais de dez anos na patente. Castello criou uma escadinha de cotas compulsórias, pela qual os quadros de generais de brigada, divisão ou Exército são obrigados a uma renovação de 25% a cada ano.

A mesma escadinha funciona para a Marinha e Aeronáutica. Disso resultou que ninguém fica mais de quatro anos numa patente, nem mais de 12 no generalato.

Os generais chineses viraram fumaça, ninguém reclamou e as três Forças modernizaram-se, menos do que precisavam, mas como era necessário.