A DM9 informou nesta quinta-feira (26) que seu copresidente e chefe criativo Icaro Doria foi desligado em decisão tomada em comum acordo com o executivo. A saída de Doria acontece após a agência de publicidade ter sido acusada de manipular um vídeo apresentado ao júri do festival Cannes Lions 2025 para exagerar a repercussão de uma campanha sobre eficiência energética da Consul.
A peça publicitária ganhou o Grand Pix do festival na categoria Creative Data na última quarta-feira (18).
"A DM9 informa que Icaro Doria deixa a posição de CCO (Chief Creative Officer) e copresidente da agência. A decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro", afirmou a DM9 em nota. "Um novo modelo de liderança criativa será anunciado em breve".
Nesta terça-feira (24), a agência reconheceu falhas na divulgação da campanha da Consul e informou que criará um comitê de ética em inteligência artificial para fomentar o uso responsável da tecnologia.
"Constatamos que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase que acompanha um dos nossos cases premiados no festival. Por essa situação, queremos deixar, desde já, registrado o nosso pedido de desculpas", afirmou a agência em nota divulgada à imprensa nesta terça-feira (24).
A campanha da DM9 promove iniciativa da Consul de oferta de novos eletrodomésticos, mais eficientes, a famílias de baixa renda, que pagam pelos equipamentos em parcelas com a economia gerada na conta de energia elétrica.
Após a peça ganhar o prêmio, apareceram denúncias no meio publicitário, relatadas pelos sites especializados PropMark e Meio&Mensagem, de que o vídeo de apresentação da campanha aos jurados do Cannes Lions traz manipulações digitais para exagerar a repercussão da campanha da Consul no Brasil.
Uma dessas alterações é em uma reportagem de 2021 da CNN, apresentada pela jornalista Gloria Vanique. Na apresentação, a legenda original da reportagem, "Aumenta a procura por eletrodomésticos mais econômicos", foi mudada digitalmente para "Economia na conta de luz vira forma de pagamento de eletrodomésticos".
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