quinta-feira, 26 de junho de 2025

Copresidente deixa DM9 após agência ser acusada de manipular vídeo, FSP

 Maeli Prado

São Paulo

A DM9 informou nesta quinta-feira (26) que seu copresidente e chefe criativo Icaro Doria foi desligado em decisão tomada em comum acordo com o executivo. A saída de Doria acontece após a agência de publicidade ter sido acusada de manipular um vídeo apresentado ao júri do festival Cannes Lions 2025 para exagerar a repercussão de uma campanha sobre eficiência energética da Consul.

A peça publicitária ganhou o Grand Pix do festival na categoria Creative Data na última quarta-feira (18).

"A DM9 informa que Icaro Doria deixa a posição de CCO (Chief Creative Officer) e copresidente da agência. A decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro", afirmou a DM9 em nota. "Um novo modelo de liderança criativa será anunciado em breve".

A imagem apresenta uma campanha publicitária da Consul, destacando a eficiência energética de seus eletrodomésticos. No lado esquerdo, há uma geladeira, uma máquina de lavar e um fogão. No centro, uma caixa com o logotipo da Consul e, à direita, uma lavadora de roupas. A parte superior contém o texto 'WHAT IF YOUR ELECTRICITY BILL COULD BUY YOU NEW APPLIANCES?' e a parte inferior apresenta informações sobre a redução de contas de energia em 48% e o pagamento total em 24 meses, com uma taxa de adesão de 75%.
Campanha da DM9 para a Consul premiada no festival Cannes Lion - Divulgação/Cannes Lions

Nesta terça-feira (24), a agência reconheceu falhas na divulgação da campanha da Consul e informou que criará um comitê de ética em inteligência artificial para fomentar o uso responsável da tecnologia.

"Constatamos que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase que acompanha um dos nossos cases premiados no festival. Por essa situação, queremos deixar, desde já, registrado o nosso pedido de desculpas", afirmou a agência em nota divulgada à imprensa nesta terça-feira (24).

A campanha da DM9 promove iniciativa da Consul de oferta de novos eletrodomésticos, mais eficientes, a famílias de baixa renda, que pagam pelos equipamentos em parcelas com a economia gerada na conta de energia elétrica.

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Após a peça ganhar o prêmio, apareceram denúncias no meio publicitário, relatadas pelos sites especializados PropMark e Meio&Mensagem, de que o vídeo de apresentação da campanha aos jurados do Cannes Lions traz manipulações digitais para exagerar a repercussão da campanha da Consul no Brasil.

Uma dessas alterações é em uma reportagem de 2021 da CNN, apresentada pela jornalista Gloria Vanique. Na apresentação, a legenda original da reportagem, "Aumenta a procura por eletrodomésticos mais econômicos", foi mudada digitalmente para "Economia na conta de luz vira forma de pagamento de eletrodomésticos".

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