quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Está difícil do casamento conquistar os japoneses, The news

 

(Imagem: EPA | Reprodução

Seguindo a música do Akon que marcou os anos 2000, o espírito de Mr. Lonely está batendo forte no Japão: mais de 1/3 dos adultos na faixa dos 20 a 40 anos nunca tiveram um relacionamento romântico.

Para os entrevistados mais novos, na faixa dos 20 anos, 19% das mulheres e 24% dos homens disseram que “ter um relacionamento amoroso é uma perda de tempo e dinheiro”.

Mas os motivos são diferentes. Para a maioria dos homens, a principal razão de fugir do altar é a pressão financeira da vida a dois. Já no caso das mulheres, o que pesa é comprometer a própria liberdade e independência.

  • Embora a maioria dos japoneses ainda sonhe em se casar — 46% —, o número está em queda, levantando um alerta para o país que já tem a população mais idosa do mundo e uma das menores taxas de natalidade.

Só para ter ideia, tentando incentivar as pessoas a terem filhos, no ano passado, o primeiro-ministro do Japão anunciou um plano de ajuda para as famílias no valor de US$ 25 bilhões.

Com duração de três anos, o projeto incluía um aumento das ajudas diretas aos pais, apoio financeiro à educação das crianças e ao pré-natal, além de promover horários de trabalho flexíveis.

🧸 Só love, só love. Se você ainda faz parte dos “últimos românticos” desse mundo, a nossa dica é se inscrever no the stories, nossa newsletter de domingo que conta histórias reais de amor.

Nenhum comentário: